ACONTECE EM SP: VESPA, UM MITO ITALIANO. HISTÓRIA, CULTURA E DESIGN

Compartilhe este conteúdo

Mostra contará com modelos históricos, peças, vídeos e fotografias que retratam o símbolo do design italiano ao longo dos últimos 50 anos


 
O projeto “Itália na Copa”, promovido pela Embaixada da Itália no Brasil, leva para São Paulo a exposição “Vespa. Um mito italiano”. Do dia 11 de junho a 3 de agosto,no Museu da Casa Brasileira, visitantes poderão conhecer a história da icônica lambreta Vespa, que tanto inspirou a partir dos anos 50 os brasileiros e povos de todo o mundo.
 
Na exposição haverá diferentes exemplares de Vespas, inclusive modelos históricos e protótipos, peças e projetos mecânicos do Museo Piaggio (idealizador e construtor histórico da Vespa), materiais ilustrativos, vídeos e fotografias narrando como a lambreta se consolidou na Itália e no Brasil. Serão apresentados também detalhes da tecnologia e design empregados na produção da Vespa ao longo das últimas cinco décadas.
 
História
 
Produzida em pequena escala pela primeira vez em Gênova no ano de 1946, a Vespa foi concebida pelo engenheiro Corradino D’Ascanio, da indústria Piaggio de Pontedera, para ser prática e funcional.
 
Com inovações mecânicas que simplificavam a direção e manutenção da lambreta, ela se tornou um sucesso comercial do pós-guerra e um meio de locomoção de massa.
 
Por causa do desenho inovador para a época, a Vespa já foi exposta em inúmeros museus de design, arte moderna e ciência e tecnologia. Ela faz parte ainda do acervo permanente doTriennale Design Museum, em Milão, e do Museum of Modern Art (MOMA), em Nova York.
 
“Itália na Copa” traz a mostra Vespa para São Paulo, que conta com apoio do Istituto Italiano di Cultura di San Paolo, também em colaboração do Museo Piaggio, FondazionePiaggiodiPontedera, Instituto Italiano para o Comércio Exterior (ICE), Agenzia nazionale del turismo (Enit), Scooteria Paulista e produção da Arteon Inteligência Cultural.
 
Eventos paralelos
 
Durante amostra, haverá palestras com engenheiros e designers do setor que falarão sobre os assuntos mostrados no museu e serão realizados eventos paralelos como palestras com engenheiros e designers e o Encontro Internacional de Vespas, organizado pela Scooteria Paulista com a presença de motociclistas de toda a América Latina.

Mais informações em: Museu da Casa Brasileira

Compartilhe este conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *