Garagem do Colecionador: Honda XL125S – 1987 (Xizelinha)

Hits: 4

IMG 1328 - Garagem do Colecionador: Honda XL125S - 1987 (Xizelinha)


Conhecida pelo simpático apelido de “Xizelinha“, essa trail de 125cc era a irmã caçula da família XL mantinha o visual de suas irmãs maiores.

Seu motor derivado da Honda ML125, com apenas 14cv tem um desempenho muito acanhado, principalmente nas estradas, onde tem-se dificuldade de passar dos 90km/h, no entanto seu desempenho na cidade é adequado, assim como em estradas de terra e trilhas leves, o que fez deste modelo um sucesso e a porta de entrada das trails Honda no final dos anos 80. 


IMG 1331 - Garagem do Colecionador: Honda XL125S - 1987 (Xizelinha)



A XL da foto é uma verdadeira raridade, possui incríveis 3.300 km rodados, a moto é original DE FÁBRICA , digo original de fábrica mesmo – as peças que estão nela foram colocadas na fábrica da Honda – lá em Manaus, em 1987 – e não substituídas por “originais Honda” mais tarde em concessionárias (poucas e raras exceções: câmeras de ar, par de amortecedores traseiros e a ponteira do escapamento – foram trocadas por pecas originais honda recentemente).  Até mesmo os pneus originais Dunlop estão nela. Isso não significa que ela seja melhor ou pior do que qualquer outra, é apenas um detalhe a mais, que entre tantos, fazem dela uma “colecionável”.


IMG 1329 - Garagem do Colecionador: Honda XL125S - 1987 (Xizelinha)



Andar nesta motocicleta é uma experiencia realmente única, uma viagem no tempo. A sensação é a de se estar saindo de uma concessionária em 1987, pois tudo está absolutamente da forma como estava naquela época. 

Uma curiosidade é que a revisão dos 3.000km foi feita praticamente 25 anos depois da revisão de entrega da moto (moto entregue em 05/05/1987 e revisão dos 3.000km feita em 27/04/2012).



blogger image  122610605 - Garagem do Colecionador: Honda XL125S - 1987 (Xizelinha)


O garupa não desfruta de tanto prestigio quanto o piloto, afinal de contas é uma 125cc, o banco é bem curto e o peso de piloto + garupa faz com que a Xizelinha sofra um pouco nas arrancadas e retomadas de velocidade.

Seu farol com lampada incandescente de 35w é muito fraco e seu foco varia de acordo com a rotação do motor, pois o farol é ligado diretamente ao magneto e não a bateria como nas motos maiores e modernas, tornando-se insuficiente e até mesmo pouco seguro

Seus freios, ainda que suficientes para o desempenho que ela apresenta, são ambos a tambor, uma tecnologia ultrapassada e pouco comum hoje em dia…mas convenhamos, estamos falando de uma motocicleta antiga, quase 30 anos se passaram, e todos esses fatores limitantes são justamente os fatores que dão charme aos antigos.


blogger image  1983927159 - Garagem do Colecionador: Honda XL125S - 1987 (Xizelinha)


blogger image  887574023 - Garagem do Colecionador: Honda XL125S - 1987 (Xizelinha)



Você curtiu essa matéria?  conheça as outras motos de minha garagem.

curta o motosclassicas80 no facebook

33 thoughts on “Garagem do Colecionador: Honda XL125S – 1987 (Xizelinha)

  • Linda a moto, parabéns, o meu irmão teve uma igual por aprox. 10 anos, sempre elogiou a moto.

    Resposta
  • Linda a moto, parabéns, o meu irmão teve uma igual por aprox. 10 anos, sempre elogiou a moto.

    Resposta
  • Linda a moto, parabéns, o meu irmão teve uma igual por aprox. 10 anos, sempre elogiou a moto.

    Resposta
  • Linda a moto, parabéns, o meu irmão teve uma igual por aprox. 10 anos, sempre elogiou a moto.

    Resposta
  • Tenho uma vermelha com 11650 km originais. único dono. se colocar no stand de vendas dá pra pensar que é zero. nunca foi reformada. vermelha 1987. não tem peça paralela.

    Resposta
  • Tenho uma vermelha com 11650 km originais. único dono. se colocar no stand de vendas dá pra pensar que é zero. nunca foi reformada. vermelha 1987. não tem peça paralela.

    Resposta
  • Tenho uma vermelha com 11650 km originais. único dono. se colocar no stand de vendas dá pra pensar que é zero. nunca foi reformada. vermelha 1987. não tem peça paralela.

    Resposta
  • Tenho uma vermelha com 11650 km originais. único dono. se colocar no stand de vendas dá pra pensar que é zero. nunca foi reformada. vermelha 1987. não tem peça paralela.

    Resposta
  • Tenho uma vermelha com 11650 km originais. único dono. se colocar no stand de vendas dá pra pensar que é zero. nunca foi reformada. vermelha 1987. não tem peça paralela.

    Resposta
  • Tenho uma vermelha com 11650 km originais. único dono. se colocar no stand de vendas dá pra pensar que é zero. nunca foi reformada. vermelha 1987. não tem peça paralela.

    Resposta
  • Tenho uma vermelha com 11650 km originais. único dono. se colocar no stand de vendas dá pra pensar que é zero. nunca foi reformada. vermelha 1987. não tem peça paralela.

    Resposta
  • Comprei hoje uma vermelha 1987 com 34000 km, toda original.

    Resposta
  • Comprei hoje uma vermelha 1987 com 34000 km, toda original.

    Resposta
  • Comprei hoje uma vermelha 1987 com 34000 km, toda original.

    Resposta
  • Linda moto cara parabéns… comprei uma desta a poucos dias e pretendo reformala pois esta decadente , porem esta com 90% das peças originais … vou me espelhar na sua .. vlw amigo e parabéns novamente lindo exemplar…

    Resposta
  • Linda moto cara parabéns… comprei uma desta a poucos dias e pretendo reformala pois esta decadente , porem esta com 90% das peças originais … vou me espelhar na sua .. vlw amigo e parabéns novamente lindo exemplar…

    Resposta
  • Obrigado, Rafael. Se precisar de fotos detalhadas, entre em contato via email e será um prazer ajudar! Abraço

    Resposta
  • Obrigado, Rafael. Se precisar de fotos detalhadas, entre em contato via email e será um prazer ajudar! Abraço

    Resposta
  • Tá linda demais! Parece recém saída da loja. Aprendi a andar em uma dessa, e desde então sou apaixonada. Tô fazendo negócio com uma dela, ta bem decadende, mesmo assim tô negociando porque pensei em deixa-la estilo Cafe Racer, mas depois de ver como está essa, mudei de idéia haha. Vou me insipar nela também. Valeu!

    Resposta
  • Tá linda demais! Parece recém saída da loja. Aprendi a andar em uma dessa, e desde então sou apaixonada. Tô fazendo negócio com uma dela, ta bem decadende, mesmo assim tô negociando porque pensei em deixa-la estilo Cafe Racer, mas depois de ver como está essa, mudei de idéia haha. Vou me insipar nela também. Valeu!

    Resposta
  • Tá linda demais! Parece recém saída da loja. Aprendi a andar em uma dessa, e desde então sou apaixonada. Tô fazendo negócio com uma dela, ta bem decadende, mesmo assim tô negociando porque pensei em deixa-la estilo Cafe Racer, mas depois de ver como está essa, mudei de idéia haha. Vou me insipar nela também. Valeu!

    Resposta
  • tenho uma 86 branca e vermelha igual a essa(porem nao ta nem um pouco parecida com essa)kkkkkkkkkkk

    Resposta
  • tenho uma 86 branca e vermelha igual a essa(porem nao ta nem um pouco parecida com essa)kkkkkkkkkkk

    Resposta
  • tenho uma 86 branca e vermelha igual a essa(porem nao ta nem um pouco parecida com essa)kkkkkkkkkkk

    Resposta
  • É de 4 marchas amigo? Tenho uma igual, porém o motor foi retificado.

    Resposta
  • É de 4 marchas amigo? Tenho uma igual, porém o motor foi retificado.

    Resposta
  • É de 4 marchas amigo? Tenho uma igual, porém o motor foi retificado.

    Resposta
  • Tenho uma vermelha 87 tbm. O motor é retificado, dei sorte de ter achado uma dessas, tá inteira. Uma curiosidade é por ela ter 4 marchas. Comprei pouco tempo, aos donos que tem ou tiveram, podem me confirmar esse detalhe?

    Resposta
  • Tenho uma vermelha 87 tbm. O motor é retificado, dei sorte de ter achado uma dessas, tá inteira. Uma curiosidade é por ela ter 4 marchas. Comprei pouco tempo, aos donos que tem ou tiveram, podem me confirmar esse detalhe?

    Resposta
  • Tenho uma vermelha 87 tbm. O motor é retificado, dei sorte de ter achado uma dessas, tá inteira. Uma curiosidade é por ela ter 4 marchas. Comprei pouco tempo, aos donos que tem ou tiveram, podem me confirmar esse detalhe?

    Resposta
  • poxa! tem alguma coisa errada ai na sua moto, XL125S nunca existiu no Brasil com 4 marchas. sempre o mesmo cambio de 5, alias, sempre a mesma mecanica.. so mudou grafismo. abraço

    Resposta
  • poxa! tem alguma coisa errada ai na sua moto, XL125S nunca existiu no Brasil com 4 marchas. sempre o mesmo cambio de 5, alias, sempre a mesma mecanica.. so mudou grafismo. abraço

    Resposta
  • poxa! tem alguma coisa errada ai na sua moto, XL125S nunca existiu no Brasil com 4 marchas. sempre o mesmo cambio de 5, alias, sempre a mesma mecanica.. so mudou grafismo. abraço

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *