Placa Preta – Será o fim de uma tradição?

Compartilhe este conteúdo

A famosa placa preta, parece ter seus dias contados!  ha uma regulamentação nova do Detran que indica que, a partir de janeiro de 2017 todos os veículos novos serão lacrados com o novo formato de placas, que visa integrar todo Mercosul, a exemplo do que acontece atualmente no mercado comum europeu.

Seguirá  havendo uma diferenciação entre as placas, e nossas queridas motos (e carros) antigos de coleção, seguirão sendo reconhecidos por suas placas especiais, no então não serão placas pretas. Conforme a tabela acima, aos colecionadores foi destinada a placa com letras e números na cor “prata”…  

Bem, “placa prata” também não fica feio como denominação, não é mesmo? até mais nobre me parece!

Ha um movimento dentro da FBVA (Federação Brasileira de Veiculos Antigos), tentando propor uma “segunda placa”, essa sim, preta, a ser produzida pela FBVA e entregue ao colecionador, que, neste caso, poderá coloca-la como “segunda placa” no veiculo.  Não será oficial e não dispensará o uso da “placa prata”…

Em minha opinião ficará estranho, duas placas num mesmo carro?  … mas até que pode acontecer.  Já pras motocicletas ficará mesmo inviável exibir duas placas na traseira – vamos ter que nos contentar com a “placa prata”.

No entanto, isso entrará em vigor apenas em 2017 – se não for postergado mais uma vez (era pra 2016).  E no primeiro momento será válido apenas para lacrações novas, ou seja, se seu carro e moto estiver completando 30 anos em 2017. Quem já tem a placa preta, permanecerá preta até que o veiculo seja transferido, ou, bem mais pra frente (sem prazo definido ainda), quando se tornará obrigatória para todos veículos em circulação. – Semelhante ao sistema adotado na troca das placas amarelas antigas para as atuais.


Compartilhe este conteúdo

2 thoughts on “Placa Preta – Será o fim de uma tradição?

  • bom dia Diego, tenho uma lambretta brasil 1964 em bom estado, e ando com ela uma vez por semana, porém só fico noa arredores de casa pois ela, naturalmente, não tem seta e nem espelhos.Tenho todos os dctos CRVL e IPVA em dia.
    Se ela tiver placa preta/prata posso andar com ela na cidade ou estrada?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *