Fichário da moto: Regulando carburador
Caro Leitor, compartilho essa matéria publicada no site motonline do genial Tite, pois é um item que em muito interessa a nós colecionadores. Tite com toda sua experiência foi capaz de transmitir de forma simples a “magia do carburador”, explicando passo a passo como acontece a formação da mistura, como regular, equalizar etc. Se pro motociclista moderno tem pouca importância, pros colecionadores é importantíssima!
Regulando carburador – Uma espécie em extinção
por: motonline
Um drama condenado a extinção. Com a vinda das motocicletas injetadas vai acontecer com os carburadores o que aconteceu com os platinados.
Até um bom tempo atras as ignições das motos funcionavam por meio de platinados. Era um sistema que carregava a bobina de ignição com corrente do magneto e ao desligar o contato do platinado a faisca se dava na vela.
Era um drama para manter regulado porque havia muitas peças moveis que se desgastavam e o motor “saia do ponto” ficando difícil de pegar e quando pegava afogava ou batia pinos, falhava. Enfim era uma guerra. Com o advento da ignição eletrônica tudo isso ficou coisa do passado. Agora não se coloca mais o motor no ponto, pelo menos no que se diz respeito à faísca. Mas ainda temos a maioria da frota funcionando por meio de carburadores. Esses ainda precisam de manutenção de rotina e via de regra necessitam ser regulados para manter um funcionamento regular. Sem falar nos que querem uma melhora de potencia, de economia etc.É um mistério para muitos mecânicos e mais ainda para os curiosos que vão por tentativa e erro regular um carburador.
leia a matéria na íntegra clicando aqui
Aos 51 anos, Diego completa 38 intensos anos de motociclismo! Colecionador detalhista e aficionado por motos clássicas, principalmente as dos anos 1980. Ultrapassando a marca do 1.000.000 de km rodados – Seja como piloto de testes da revista Duas Rodas, aventurando-se pelo mundo em viagens épicas e solitárias em motos super-esportivas ou quebrando recordes de distancia e resistência sobre a motocicleta onde conquistou 18 certificados internacionais “IronButt”.