AS MOTOS DO PARIS-DAKAR – COMO ERAM HÁ 30 ANOS?

Hits: 4

Imagens incríveis das motos que disputavam o rali Paris-Dakar em 1984!!

Honda, Yamaha, BMW, máquinas raras como a francesa Barigo com motor rotax, Husqvarna – acredite: com motor 2 tempos!!!  e até mesmo um side-car com motor 4 cilindros em linha de 1100cc da suzuki GSX correram naquele ano! (side-car no deserto é sacanagem, hein!)

A BMW faturava o título daquele ano, já pela terceira vez, deixando as japonesas Yamaha e Honda literalmente a ver poeira!

Conheça cada uma das máquinas aqui:

Arquivo+Escaneado+9+co%CC%81pia+7 - AS MOTOS DO PARIS-DAKAR - COMO ERAM HÁ 30 ANOS?
A XLR 620 – uma obra de arte! note os aros dourados, o motor RFVC, o tanque de proporções “dakarianas”. Pelo comprimento do “pezinho” e o tamanho da sanfona da bengala da suspensão dianteira da pra imaginar a altura das suspensões desta motocicleta!

Arquivo+Escaneado+9 - AS MOTOS DO PARIS-DAKAR - COMO ERAM HÁ 30 ANOS?
A favorita daquele ano era a BMW com motor 1040cc, boxer com 80hp… e o favoritismo prevaleceu, pois o belga Gaston Rahier, com a BMW, faturou o primeiro lugar naquele distante 1984!
Arquivo+Escaneado+9+co%CC%81pia+5 - AS MOTOS DO PARIS-DAKAR - COMO ERAM HÁ 30 ANOS?
Uma Honda XL500 de um competidor independente, chamava atenção naquela época pela pintura camuflada, mas hoje nos chama atenção por alguns detalhes:  – freio dianteiro a tambor! – motor, olhem de perto, é basicamente o mesmo da conhecida XL250R (derivada da XL500R).  Só não precisava era ter banco de oncinha hein!!!
Arquivo+Escaneado+9+co%CC%81pia+3 - AS MOTOS DO PARIS-DAKAR - COMO ERAM HÁ 30 ANOS?
A husqvarna, incrivel, um motor 2 tempos de 500cm3 e um tanque de absurdos 69 litros!
Arquivo+Escaneado+9+co%CC%81pia+4 - AS MOTOS DO PARIS-DAKAR - COMO ERAM HÁ 30 ANOS?
E a Barigo? com poderoso motor rotax de 560cc. – esse construtor francês produzia motos fantásticas com motores de fabricantes consagrados!
Arquivo+Escaneado+9+co%CC%81pia+2 - AS MOTOS DO PARIS-DAKAR - COMO ERAM HÁ 30 ANOS?
A base era a nossa conhecida Yamaha XT600, mas modificada, é claro, essa ai, pilotada pelo mitológico Jacky Vimond
Arquivo+Escaneado+9+co%CC%81pia+6 - AS MOTOS DO PARIS-DAKAR - COMO ERAM HÁ 30 ANOS?
Side Car produzido a partir do robusto e confiável, praticamente indestrutível, motor Suzuki 4 cilindros a ar 1100cc. O Side car nos chama atenção por detalhes interessantes, como o escarpamento saindo pela lateral, ou a suspensão dianteira com amortecedor externo e auxilio à nitrogênio. Coragem de quem pilotava e mais ainda do “passageiro”!

fonte: revista motoshow

Essas motos são incríveis, não são?  outras motos legais estão em nossa seção arquivo.

14 thoughts on “AS MOTOS DO PARIS-DAKAR – COMO ERAM HÁ 30 ANOS?

  • TENERE 600 SEMPRE SERA A PRINCIPAL DA ISTORIA DO PARIS DAKAR TENHO 1 AINDA 88

    Resposta
  • TENERE 600 SEMPRE SERA A PRINCIPAL DA ISTORIA DO PARIS DAKAR TENHO 1 AINDA 88

    Resposta
  • TENERE 600 SEMPRE SERA A PRINCIPAL DA ISTORIA DO PARIS DAKAR TENHO 1 AINDA 88

    Resposta
  • Muito legal…. Adoro ver estas motos antigas, ainda mais de rali. Quem tiver a oportunidade, visite o museu Sinshein na Alemanha. Várias motos daqueles tempos.

    Resposta
  • Muito legal…. Adoro ver estas motos antigas, ainda mais de rali. Quem tiver a oportunidade, visite o museu Sinshein na Alemanha. Várias motos daqueles tempos.

    Resposta
  • Muito legal…. Adoro ver estas motos antigas, ainda mais de rali. Quem tiver a oportunidade, visite o museu Sinshein na Alemanha. Várias motos daqueles tempos.

    Resposta
  • Saudade dessa época… Eu esperava o ano todo pela revista MotoShow para ver as fotos incríveis do Rali da "Morte" o famoso Paris-Dakar!!!

    Resposta
  • Saudade dessa época… Eu esperava o ano todo pela revista MotoShow para ver as fotos incríveis do Rali da "Morte" o famoso Paris-Dakar!!!

    Resposta
  • Saudade dessa época… Eu esperava o ano todo pela revista MotoShow para ver as fotos incríveis do Rali da "Morte" o famoso Paris-Dakar!!!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *