Pneus – e sua importância nas antigas
Pirelli MT40 |
Com muita frequência vejo motos, fruto de restauração principalmente, ou de usuários descuidados, com pneus diversos, diferentes dos originais – não apenas na marca/modelo, mas até mesmo nas medidas!
Diferente dos carros, que mantem seus pneus parcialmente recobertos, os pneus da motocicleta estão “na cara” do observador. E pneu moderno com moto antiga definitivamente, não combina!
Procure, através de revistas de época, do manual da moto, de fotos de posters da época ou propagandas, ver qual era o pneu de sua motocicleta naquele momento. Muitas vezes o pneu original não existe mais, se for o caso de uma restauração e o pneu que estiver calçando a moto for realmente o original de fábrica, estiver com os sulcos em condições e apenas muito ressecado – considere deixa-lo na motocicleta, mesmo ressecado, pois é o pneu original!
Dunlop que equipava as primeiras Honda XL desenho praticamente identico ao dos MT40 |
Claro, se você pretende viajar com a moto, usar em dias de chuva, ou até mesmo em corridas como foi meu caso em novembro, ai cuidado, pois como aconteceu comigo – pode acontecer contigo também… a equação é simples: corrida x pneu ressecado = tombo!
Porém, felizmente algumas concessões são bem aceitas no universo das antigas, por exemplo:
Pirelli MT60 |
A linha Honda XL saia com pneus Dunlop (modelo K550), fabricados no Brasil. Curiosidade, que eram fabricados na fabrica da Pirelli sob licença. Isso na primeira metade dos anos 1980. Depois, a Dunlop saiu do Brasil, e a Pirelli, com o mesmo ferramental (por isso os pneus são muito parecidos) lançou o MT40, que seguiu equipando a linha XL até o termino de sua produção.
-Pois é, aqueles estranhos, eram os tais Dunlop originais de fábrica….
Pneus das primeiras Yamaha DT180 |
Outro caso que é aceito, são as primeiras Yamahas DT180 que vinham equipadas com charmosos pneus de desenho quadriculado, e logo em seguida, aderiram aos Pirelli MT40 também, de forma que a reposição era feita, já naquele tempo, com os MT40. Vale a mesma explicacao, sem duvida uma DT180 com pneus de “gominhos” é muito mais legal, mas as DTs que estiverem com pneus MT40 não assustam ninguém.
Metzeler Enduro 3 |
Já colocar um pneu moderno Pirelli MT60 ou Metzeler Enduro 3 por exemplo (metzeler nem estava no Brasil naquele tempo), ou marcas de segunda linha que nunca foram equipamento original das montadoras (como Rinaldi) em minha opinião: “matam a moto”. Vale a pena “matar” uma restauração por tão pouco? ou vale a pena procurar pelos originais?!
Essa XL está anunciada em um site da internet, diz ter 2600km que seus pneus foram trocados por estarem ressecados… até ai, tudo bem… mas pneus modernos? poxa, mancada! |
Aos 51 anos, Diego completa 38 intensos anos de motociclismo! Colecionador detalhista e aficionado por motos clássicas, principalmente as dos anos 1980. Ultrapassando a marca do 1.000.000 de km rodados – Seja como piloto de testes da revista Duas Rodas, aventurando-se pelo mundo em viagens épicas e solitárias em motos super-esportivas ou quebrando recordes de distancia e resistência sobre a motocicleta onde conquistou 18 certificados internacionais “IronButt”.
Diego eu tambem peguei esta " doença " e contaminei o meu outro amigo Agraleiro… comprei dois pares de MT 40 pra Agrale, e embora fossem antigos também, eram pouco mais seguros que os originais completamente ressecados… que quase me derrubaram aqui num dia de garoa….
Abraçao.. Giancarlo – Agrale Dakar 30.0 – 87
Diego eu tambem peguei esta " doença " e contaminei o meu outro amigo Agraleiro… comprei dois pares de MT 40 pra Agrale, e embora fossem antigos também, eram pouco mais seguros que os originais completamente ressecados… que quase me derrubaram aqui num dia de garoa….
Abraçao.. Giancarlo – Agrale Dakar 30.0 – 87
Diego eu tambem peguei esta " doença " e contaminei o meu outro amigo Agraleiro… comprei dois pares de MT 40 pra Agrale, e embora fossem antigos também, eram pouco mais seguros que os originais completamente ressecados… que quase me derrubaram aqui num dia de garoa….
Abraçao.. Giancarlo – Agrale Dakar 30.0 – 87
Diego eu tambem peguei esta " doença " e contaminei o meu outro amigo Agraleiro… comprei dois pares de MT 40 pra Agrale, e embora fossem antigos também, eram pouco mais seguros que os originais completamente ressecados… que quase me derrubaram aqui num dia de garoa….
Abraçao.. Giancarlo – Agrale Dakar 30.0 – 87
Esse é um problema sério, a Amazonas usava Maggion feitos sob encomenda da fábrica e sua medida não existe mais, infelizmente…
Molina
Esse é um problema sério, a Amazonas usava Maggion feitos sob encomenda da fábrica e sua medida não existe mais, infelizmente…
Molina
Esse é um problema sério, a Amazonas usava Maggion feitos sob encomenda da fábrica e sua medida não existe mais, infelizmente…
Molina
Esse é um problema sério, a Amazonas usava Maggion feitos sob encomenda da fábrica e sua medida não existe mais, infelizmente…
Molina
Vee rubber vintage resolve!
Vee rubber vintage resolve!
Legal Diego, compartilho da mesma opinião, minha DT quando comprei ainda tinha o pneu dianteiro original mt40 e o traseiro fora de medida. Demorou um pouco mas encontrei um lote antigo de mt70, cujo desenho e praticamente igual. Alguns conhecidos meus trocam por pneus modernos por questao de conforto no rodar, tudo depende da proposta de originalidade da maquina
Legal Diego, compartilho da mesma opinião, minha DT quando comprei ainda tinha o pneu dianteiro original mt40 e o traseiro fora de medida. Demorou um pouco mas encontrei um lote antigo de mt70, cujo desenho e praticamente igual. Alguns conhecidos meus trocam por pneus modernos por questao de conforto no rodar, tudo depende da proposta de originalidade da maquina
Legal Diego, compartilho da mesma opinião, minha DT quando comprei ainda tinha o pneu dianteiro original mt40 e o traseiro fora de medida. Demorou um pouco mas encontrei um lote antigo de mt70, cujo desenho e praticamente igual. Alguns conhecidos meus trocam por pneus modernos por questao de conforto no rodar, tudo depende da proposta de originalidade da maquina
Da Dunlop desconhecia só os da Rinaldi, modelos idênticos aos originais de fabrica.
Da Dunlop desconhecia só os da Rinaldi, modelos idênticos aos originais de fabrica.
Da Dunlop desconhecia só os da Rinaldi, modelos idênticos aos originais de fabrica.
Na minha Minsk 125 , os pneus ainda são soviéticos USSR…. sem nenhum rachado , mas não são bons não!!….rsrsr
Na minha Minsk 125 , os pneus ainda são soviéticos USSR…. sem nenhum rachado , mas não são bons não!!….rsrsr
Na minha Minsk 125 , os pneus ainda são soviéticos USSR…. sem nenhum rachado , mas não são bons não!!….rsrsr
Cara, se for pra ficar em vitrine, massa. Mas para rodar com segurança use bons pneus. Não se limitando a chegada da marca ao Brasil ou coisa do tipo. Pneus tem validade e são responsáveis pela segurança do condutor e da moto. Já pensou em cair na sua relíquia por que estava usando pneus muito velhos?
Cara, se for pra ficar em vitrine, massa. Mas para rodar com segurança use bons pneus. Não se limitando a chegada da marca ao Brasil ou coisa do tipo. Pneus tem validade e são responsáveis pela segurança do condutor e da moto. Já pensou em cair na sua relíquia por que estava usando pneus muito velhos?