MZ250 RSJ

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Esqueça tudo que conhece sobre motocicletas! A lista de “esquisitices” da germânica-brasileira MZ250 é interminável!

Fabricada pela FBM – Fábrica Brasileira de Motos, no RS a partir de 1984, usando tecnologia da fabrica alemã (da alemanha oriental!!) MZ – Motorradwerke Zschopau – que herdava tecnologia das DKW!

Pra começar o pedal de partida fica no lado esquerdo (por favor, não me pergunte o porque disso), os comandos para acender o farol estão não como conhecemos, nos “punhos de luz”, ficam no centro do painel, junto a chave de ignição, obrigando o piloto a tirar a mão do guidão para ter acesso ao farol! Seu motor de ciclo 2 tempos refrigerado a ar e 250cc desenvolve apenas 21cv (os motores de ciclo 2 tempos normalmente produzem o dobro de potência do que motores 4 tempos de mesma cilindrada e configuração semelhante – numero de cilindros por exemplo), cilindrada inferior a da XL250R, uma trail de 4 tempos.  Como referencia, uma RD350R com 350cc e 2 tempos, produzia naquela época 55cv, e uma simples RD135Z, com metade da capacidade cúbica da MZ250 produzia exuberantes 18cv, A Agrale Dakar 30.0 produzia 30 cavalos com apenas 200cc…

Arquivo+Escaneado+9 - MZ250 RSJ


Sua corrente de transmissão ficava encapsulada numa espécie de carenagem, totalmente embutida, de forma a não ter contato com o ambiente externo (poeira, chuva etc), conferindo assim maior durabilidade ao conjunto.

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Durabilidade inclusive foi a palavra de ordem em todo desenvolvimento desta moto, motor de baixa potência e baixo regime de rotação, feito para durar muito! Quadro superdimensionado, cambio robusto – muito embora duro e com engates difíceis, por conta dessa robustez toda, seu peso era elevado – 153 kg em ordem de marcha (com todos os fluidos) – uma RD350 (carenada, com refrigeração liquida e muito mais potente) pesava, também em ordem de marcha 176kg.

Outra particularidade era o sistema de lubrificação do motor, diferente do padrão para motores 2 tempos, neste motor o óleo, não é misturado a gasolina antes de entrar na câmera de combustão, injetado pelo carburador. O óleo é direcionado direto pro virabrequim e de lá segue para a câmera de combustão, sendo queimado junto com a gasolina e expelido pelo escapamento!

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Bem, tantas criticas a este modelo, e a pressão de concorrer no Brasil com gigantes japoneses, a fez desaparecer em poucos anos,  sendo produzidas menos de 12.000 unidades, tornando-a um modelo disputado à tapa pelos colecionadores atuais!

mz+250+rsj+1986 - MZ250 RSJ

Encontrar uma MZ até que não é tão difícil, mas não podemos falar o mesmo sobre as peças de reposição…

Gostou de ler sobre a MZ?  conheça outras motos interessantes na nossa seção de Clássicas.

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48 thoughts on “MZ250 RSJ

  • e pensar que "naqueles anos", eu quase troquei minha SXT 16.5 – 1985 por uma MZ 250 RS ….rsss fiz test drive e tudo mais…. mas como costumava viajar de Lorena/SP pra Nova Lima/MG de 2 / 3 meses, acabei pegando outra Agrale, desta vez uma Elefant 16.5 – 1986… o ano era 1987…….
    Mas é uma boa moto,. um amigo meu restaurou uma e da gosto de vê-la…..
    Giancarlo

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  • e pensar que "naqueles anos", eu quase troquei minha SXT 16.5 – 1985 por uma MZ 250 RS ….rsss fiz test drive e tudo mais…. mas como costumava viajar de Lorena/SP pra Nova Lima/MG de 2 / 3 meses, acabei pegando outra Agrale, desta vez uma Elefant 16.5 – 1986… o ano era 1987…….
    Mas é uma boa moto,. um amigo meu restaurou uma e da gosto de vê-la…..
    Giancarlo

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  • e pensar que "naqueles anos", eu quase troquei minha SXT 16.5 – 1985 por uma MZ 250 RS ….rsss fiz test drive e tudo mais…. mas como costumava viajar de Lorena/SP pra Nova Lima/MG de 2 / 3 meses, acabei pegando outra Agrale, desta vez uma Elefant 16.5 – 1986… o ano era 1987…….
    Mas é uma boa moto,. um amigo meu restaurou uma e da gosto de vê-la…..
    Giancarlo

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  • e pensar que "naqueles anos", eu quase troquei minha SXT 16.5 – 1985 por uma MZ 250 RS ….rsss fiz test drive e tudo mais…. mas como costumava viajar de Lorena/SP pra Nova Lima/MG de 2 / 3 meses, acabei pegando outra Agrale, desta vez uma Elefant 16.5 – 1986… o ano era 1987…….
    Mas é uma boa moto,. um amigo meu restaurou uma e da gosto de vê-la…..
    Giancarlo

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  • Alguns modelos rejeitados na época, são apreciados por pessoas como eu como um resgate ao passado.

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  • Alguns modelos rejeitados na época, são apreciados por pessoas como eu como um resgate ao passado.

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  • Alguns modelos rejeitados na época, são apreciados por pessoas como eu como um resgate ao passado.

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  • Alguns modelos rejeitados na época, são apreciados por pessoas como eu como um resgate ao passado.

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  • O motivo pelo qual a MZ 250 tem o pedal de partida do lado esquerdo, explica-se pelo fato de que era comum o uso dela com um side-car à D. Desta forma, caso o pedal do kick fosse à D, não haveria como acionar o mesmo.

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  • O motivo pelo qual a MZ 250 tem o pedal de partida do lado esquerdo, explica-se pelo fato de que era comum o uso dela com um side-car à D. Desta forma, caso o pedal do kick fosse à D, não haveria como acionar o mesmo.

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  • O motivo pelo qual a MZ 250 tem o pedal de partida do lado esquerdo, explica-se pelo fato de que era comum o uso dela com um side-car à D. Desta forma, caso o pedal do kick fosse à D, não haveria como acionar o mesmo.

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  • O pedal é apenas uma questão de costume, dá se partida com o pé direito, antes de montar na moto. Simples assim! tenho duas uma ano 84 e outra 87

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  • O pedal é apenas uma questão de costume, dá se partida com o pé direito, antes de montar na moto. Simples assim! tenho duas uma ano 84 e outra 87

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  • O pedal é apenas uma questão de costume, dá se partida com o pé direito, antes de montar na moto. Simples assim! tenho duas uma ano 84 e outra 87

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  • Cara, a minha história é parecida. Um vendedor da loja de Criciuma fez proposta para eu trocar minha RDz por uma MZ. Mas depois que eu fiz teste drive corri da proposta. Kkk.

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  • Cara, a minha história é parecida. Um vendedor da loja de Criciuma fez proposta para eu trocar minha RDz por uma MZ. Mas depois que eu fiz teste drive corri da proposta. Kkk.

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  • Quero comprar peças da Moto MZ 250

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  • Quero comprar peças da Moto MZ 250

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  • Quero comprar peças da Moto MZ 250

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  • Gostaria de encontrar uma foto da MZ 250 rsj prata (ou cinza, não me lembro bem). Tive uma e não tenho nenhuma foto dela. Se alguém tiver, landomil@yahoo.com.br.
    Obrigado!

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  • Gostaria de encontrar uma foto da MZ 250 rsj prata (ou cinza, não me lembro bem). Tive uma e não tenho nenhuma foto dela. Se alguém tiver, landomil@yahoo.com.br.
    Obrigado!

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  • tenho um motor desmontado, todas as peças estão em boas condições se tiver interesse.

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  • Se repararem, a maioria da motos europeias tinham o pedal do lado esquerdo. Até as husqvarnas para enduro/trilha que vieram na década de 90 tinham o pedal do lado esquerdo.

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  • Se repararem, a maioria da motos europeias tinham o pedal do lado esquerdo. Até as husqvarnas para enduro/trilha que vieram na década de 90 tinham o pedal do lado esquerdo.

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  • Se repararem, a maioria da motos europeias tinham o pedal do lado esquerdo. Até as husqvarnas para enduro/trilha que vieram na década de 90 tinham o pedal do lado esquerdo.

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  • Naquela época não tínhamos tantas opções,e o motociclista queria "subir" de cilindrada,era tentador comprar uma 250cc pelo preço de uma 125cc,o mesmo aconteceu com os veículos chineses(completos e com preço baixo).
    Mas no final das contas,foi uma experiência válida e que ficou para a história e na memória de quem curtiu a década de 80.

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  • Naquela época não tínhamos tantas opções,e o motociclista queria "subir" de cilindrada,era tentador comprar uma 250cc pelo preço de uma 125cc,o mesmo aconteceu com os veículos chineses(completos e com preço baixo).
    Mas no final das contas,foi uma experiência válida e que ficou para a história e na memória de quem curtiu a década de 80.

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  • As MZs tinham características diferentes do que estávamos acostumados, apenas isso. Eram motos resistentes, e no mundial de velocidade, por pouco não foi campeã. Em provas de enduro, foram títulos e mais títulos. Até poucos anos atrás estava fabricando motos com mecânica japa. A FBM poderia ter feito o que os japas fizeram: começaram copiando modelos europeus após a segunda guerra e são tudo isso hoje. Se a FBM começasse com um bonito 4 tempos poderia estar na área ainda hoje. Acredito nisso . Valeu relembrar da alemã.

    Resposta
  • As MZs tinham características diferentes do que estávamos acostumados, apenas isso. Eram motos resistentes, e no mundial de velocidade, por pouco não foi campeã. Em provas de enduro, foram títulos e mais títulos. Até poucos anos atrás estava fabricando motos com mecânica japa. A FBM poderia ter feito o que os japas fizeram: começaram copiando modelos europeus após a segunda guerra e são tudo isso hoje. Se a FBM começasse com um bonito 4 tempos poderia estar na área ainda hoje. Acredito nisso . Valeu relembrar da alemã.

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  • As MZs tinham características diferentes do que estávamos acostumados, apenas isso. Eram motos resistentes, e no mundial de velocidade, por pouco não foi campeã. Em provas de enduro, foram títulos e mais títulos. Até poucos anos atrás estava fabricando motos com mecânica japa. A FBM poderia ter feito o que os japas fizeram: começaram copiando modelos europeus após a segunda guerra e são tudo isso hoje. Se a FBM começasse com um bonito 4 tempos poderia estar na área ainda hoje. Acredito nisso . Valeu relembrar da alemã.

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  • Não compare com a RD 350 não são do mesmo seguemento . Estude mais.

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