A guerra durou pouco, mas deixou saudades…
Vai dizer que você não torce o pescoço ao ouvir aquele zumbido estridente do motor 2T, se for um dois cilindros então… Nossa, além de torcer o pescoço, eu ainda respiro fundo tentando distinguir o tipo de óleo que se mistura à gasolina. Dependendo de como o piloto acelera deixa aquela típica nuvem branca (ou azulada) em formato de espiral. Uma verdadeira revolução.
Essa revolução começou em outubro de 1986 quando a Yamaha iniciou a produção da RD 350 no Brasil. O modelo se manteve em linha por nove anos.
Em 1987 ela reinou absoluta e a produção acumulou 7.535 unidades e foi o recorde de vendas da RD, depois as vendas foram caindo e a fábrica acabou com a RD em 1993. Nos primeiros três meses daquele ano foram produzidas apenas 400 unidades. Era o fim da RD que em nove anos acumulou a venda de 23,826 motos – segundo dados da Abraciclo, a associação dos fabricantes do setor.
Ela também durou pouco
Não tão empolgante quando a Yamaha 350, a Honda CBR 450 SR também deixou saudades e, prá nós durou pouco. A produção começou em julho de 1989, naquele ano o modelo bombou com 5.608 unidades produzidas.
Ela era muito cobiçada e quem desfilava com uma CBR também se destacava. Apesar disso o modelo teve vida curta, ficou em produção até 1994 quando foram produzidas apenas 589 unidades. No total apenas 14.101 CBR foram produzidas.
Virou guerra
Agora o mais legal dessa história foi a guerra que as marcas travavam para atrair o consumidor. Cada uma se agarrava nas principais qualidades da sua moto. A Yamaha, por exemplo, dizia que para andar junto com a RD “tinha que ser na garupa”. Já a Honda respondia com o apelo da evolução e tecnologia. Qual era a sua preferida????
Jornalista Especializado em veículos e mobilidade. Editou a revista Duas Rodas, foi colunista do portal UOL e criou publicações como Revista Ordem de Serviço e edita atualmente a revista MotoEscola.
A RD era o sonho de consumo, porque também sonhava em participar da copa RD 350. Um sonho de motocicleta, ainda hoje.
A RD era o sonho de consumo, porque também sonhava em participar da copa RD 350. Um sonho de motocicleta, ainda hoje.
Bem minha primeira Moto foi uma Yamaha DT 180……e na epoca sem duvida ficaria com a RD 350!….
Bem minha primeira Moto foi uma Yamaha DT 180……e na epoca sem duvida ficaria com a RD 350!….
Bem minha primeira Moto foi uma Yamaha DT 180……e na epoca sem duvida ficaria com a RD 350!….
Tô restaurando uma 350 1990…sonho de moleque
Tô restaurando uma 350 1990…sonho de moleque