YAMAHA XT600Z TÉNÉRÉ

Compartilhe este conteúdo

XT600Z Ténéré

Se há uma moto dos anos 80 que freqüenta os meus sonhos, essa moto é a Ténéré. Com certeza por eu ser um cara tão exigente pra escolher as motos que ponho em minha garagem, ainda não consegui comprar uma. Disposição pra isso não falta, eu vivo procurando (sabendo de alguma me avisa!). Mas a maioria, infelizmente, foi muito rodada, recebeu intervenções mecânicas importantes, foi repintada (qualquer tombo bobo machucava aquele maravilhoso tanque)… E essas não me enchem os olhos.
Mas enfim, não é por não ter uma Ténéré pra chamar de minha que não vou postar sobre ela, tive uma 1988 e ainda me lembro nitidamente de sua condução para descreve-la aqui.

Pois então, a Ténéré foi a primeira moto com motor de 4 tempos lançada pela Yamaha no Brasil! Não era raro o brasileiro que achava que a Yamaha fabricava apenas motos de 2 tempos, ledo engano, pois no Japão a linha da Yamaha contemplava muitos modelos com motor de 4 tempos – até mesmo no Brasil, as muitos dos modelos Yamaha importados antes da proibição a importação eram 4 tempos.
Mas uma vez que ambos fabricantes se instalaram aqui, a estratégia de Honda e Yamaha era tão clara no Brasil dos anos 80, que toda a linha de uma era composta por motos com motor 2 tempos e da outra por 4 tempos.  A partir daquele momento, a estratégia da Yamaha foi baixo custo e manutenção simples, nisso o 2 tempos é imbatível. Já a Honda optou por durabilidade do conjunto, economia de combustível e guarneceu o mercado com uma rede robusta de concessionárias e fartura de pecas de reposição. E assim foi, apenas estratégias diferentes, para atingir a um mesmo objetivo – vender motos do outro lado do mundo ( pros japoneses – o Brasil ).

Chega de história… 

…Vamos falar da Ténéré: Seu motor de 1 cilindro, refrigeração mista ar e óleo, comando de válvulas no cabeçote, 4 válvulas, 600cc e 42vc era o que podíamos chamar, de boca cheia, de trator! O torque em baixas rotações é surpreendente, um coice, e a elasticidade do motorzão a levava a velocidades na casa dos 160km/h – um espanto para uma trail.
Lançada logo de cara em duas cores maravilhosamente esportivas, azul e amarelo, nas cores do time francês do Paris-Dakar – Sonauto-Gauloises Blondes e vermelho com branco do time italiano Belgarda, já mostrava suas origens e impôs respeito chegando ao Brasil.
 Seu tanque de combustível de dimensões desérticas – 23 litros, era dividido ao meio pelo filtro de ar, que se abrigava ali em cima para ficar longe da água em travessias – a aptidão para aventuras era clara naquela moto.
blank
De tão grande, haviam duas torneiras de combustível, uma de cada lado, e cada uma com a sua própria posição de reserva. Imagine que ficar sem combustível com aquele trator – ou melhor chamá-la de camelo, era uma missão quase impossível!
O painel era simples, apenas velocímetro e conta-giros, instrumentos por sinal parecidos com os da DT180.
blank
A partida elétrica estava lá, também pudera, colocar aquele Big single pra funcionar na pernada não é nada fácil, muito embora os primeiros exemplares viessem de fábrica com pedal de partida, além do botão mágico no punho direito.
Ao assumir a posição de pilotagem, nós, acostumados as XL e XLX, tínhamos a sensação de estar pilotando um monstro, era fora da proporção de tudo que tínhamos experimentado. As pernas ficando obrigatoriamente mais abertas pra “abraçar” o enorme tanque, por cima da pequena carenagem de farol era possível ver o pára-lamas – que nos primeiros modelos era elevado, como na imagem de abertura desta matéria – largo, tão largo que dava a sensação que podíamos ao parar a moto puxar 2 banquetas, nos sentar ao redor e servir uma pizza sobre ele!
Ao colocá-la em marcha, a sensação de tamanho desaparecia em poucos quilômetros, a ciclistica acertada, a boa posição de pilotagem, o motor com força em todos os regimes faziam com que a Ténéré se comportasse muito bem, tanto em ambiente urbano, quando nas estradas – sua vocação maior.  A vibração era sentida nos baixos regimes, mas logo que adquirida a velocidade de cruzeiro tornava-se suave. O câmbio de 5 marchas era mais do que adequado a proposta da moto.

Nem tudo são flores

 
A altura do assento era demasiada e pessoas com estatura média já sofriam bastante para controla-la em baixa velocidade. Isso não é um defeito, é uma característica importante e que demonstra mais uma vez sua origem nos grandes ralies africanos. Outro problema bem comum, era que, ao menor descuido, qualquer tombo bobo daqueles que tomamos subindo uma sarjeta, e lá se ia o tanque pro brejo.  Por ser enorme, era o primeiro a atingir o chão. Fato esse que faz ainda mais difícil encontrar uma antiga, que não tenha sido repintada…
Paris-Dakar
A magia toda por trás da Ténéré teve um empurrão forte por parte dos ralies africanos. Justamente naquela época estavam em alta, e tínhamos 2 brasileiros nos representando lá, ano após ano, justamente montados em duas Yamahas Ténéré – iguais as que você podia comprar na concessionária da esquina (que obviamente receberam preparação adequada na Europa antes da corrida). Kleber Kolberg e André Azavedo, nós representaram muito bem na África e sem duvida ajudaram as vendas da Ténéré.
blank

A evolução 

Em 1990, doisanos depois do lançamento no Brasil, uma nova e atualizada versão foi apresentada, com características mais estradeiras e menos off road, comompor exemplo carenagem semi-integral, liganda ao tanque de combustível, faróis duplos redondos, fixos na carenagem, paralama dianteiro rente a roda. Agradando a alguns e desagradando a outros (inclusive este que lhes escreve), foi o modelo que foi fabricado até 1993, quando efetivamente saiu de linha – deixando uma legião de fãs!
blank
blank
blank
Ficha técnica
XT 600Z Ténéré 1990
MOTOR – 1 cilindros, 4 tempos, refrigerado a ar; comando no cabeçote, 4 válvulas. Diâmetro e curso, 95 x 84 mm. Cilindrada, 595 cm³. Taxa de compressão, 8,5:1. Potência máxima, 42 cv a 6.500 rpm. Torque máximo, 5,1 m.kgf a 5.500 rpm. Um carburador; partida elétrica.
CÂMBIO – 5 marchas; transmissão por corrente.
FREIOS – dianteiro a disco; traseiro a tambor.
QUADRO – tipo diamante, com motor estrutural, em aço.
SUSPENSÃO – dianteira, telescópica pneumática; traseira, monomola.
PNEUS – dianteiro, 90/90 S 21; traseiro, 120/80 S 18.
DIMENSÕES – comprimento, 2,21 m; entreeixos, 1,45 m; altura do banco, 890 mm; capacidade do tanque, 24 l; peso a seco, 170 kg.
DESEMPENHO – velocidade máxima, 158 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 7,5 s.
Dados de desempenho aproximados

Ténéré – não tem como não gostar, não é mesmo?  Veja em nossa seção de Yamahas outros brinquedos legais.


Compartilhe este conteúdo

140 comentários sobre “YAMAHA XT600Z TÉNÉRÉ

    • Erdei uma do meu pai aínda em vida , trouxe ela pra minha cidade a 1600 Km de distância,
      Restaurei ela completamente gastei mais de 20 mil reais e não me arrependo faria de novo

      Resposta
  • Fui um feliz proprietário de uma Teneré 91 azul e amarela, fase 2 (que tinha sutis mudanças em relação à fase 1, também já de faróis duplos). Era animal! literalmente subia até escada. O motor torcudo e o barulho característico fizeram história. Empinava só com acelerador. A altura era adequada à minha altura (1,90m). Moto de sonhos que tive a felicidade de ter e que foi trocada por uma CBX 750F 1988 magia negra, que também permeava meus sonhos, mas isso é outra história…

    Resposta
  • Fui um feliz proprietário de uma Teneré 91 azul e amarela, fase 2 (que tinha sutis mudanças em relação à fase 1, também já de faróis duplos). Era animal! literalmente subia até escada. O motor torcudo e o barulho característico fizeram história. Empinava só com acelerador. A altura era adequada à minha altura (1,90m). Moto de sonhos que tive a felicidade de ter e que foi trocada por uma CBX 750F 1988 magia negra, que também permeava meus sonhos, mas isso é outra história…

    Resposta
    • Feliz da vida curtindo meu dinossauro de estimação ano 88 aqui.
      A sensação de pilotá-la é mesmo diferente, prazeroso demais !

      Resposta
  • Fui um feliz proprietário de uma Teneré 91 azul e amarela, fase 2 (que tinha sutis mudanças em relação à fase 1, também já de faróis duplos). Era animal! literalmente subia até escada. O motor torcudo e o barulho característico fizeram história. Empinava só com acelerador. A altura era adequada à minha altura (1,90m). Moto de sonhos que tive a felicidade de ter e que foi trocada por uma CBX 750F 1988 magia negra, que também permeava meus sonhos, mas isso é outra história…

    Resposta
  • Em virtude de minha faculdade de Direito estou vendendo uma Tenere 600z ano 91, super conservada. Interessados chama no zap 31-92547535(só funciona como zap, não adianta ligar)

    Resposta
  • Em virtude de minha faculdade de Direito estou vendendo uma Tenere 600z ano 91, super conservada. Interessados chama no zap 31-92547535(só funciona como zap, não adianta ligar)

    Resposta
  • Em virtude de minha faculdade de Direito estou vendendo uma Tenere 600z ano 91, super conservada. Interessados chama no zap 31-92547535(só funciona como zap, não adianta ligar)

    Resposta
  • Pessoal,tenho 53 anos, e Estava na hora certa lugar certo com $$ certo.comprei a minha, branca e vermelha,em março de 89. Sonhava com o modelo,desde a500cc.Fiquei 10 anos com ela.
    Vinha de uma xlx 250 87. Imagina o susto ao pegar na loja.
    Com 1,72 de altura, fui desenvolvendo estratégias para pilotá la.
    Até me ajustar foram 2 tombos parados. Cada amigo que pegava, fosse alto ou baixo,vinha com cara de culpado,pois tinha deixado cair em uma parada.na hora da terra…que sufoco.
    Que torque!
    Bela ciclistica. Sabendo tocar, até econômica ela era.
    Bom farol. (Pra quem tinha XL,que era uma lamparina…).
    MUITO CONFIÁVEL!só troquei o rolamento da mesa.
    POR OUTRO LADO
    em alta velocidade, a frente oscilava.
    Esquentava muito na cidade, com seu mínimo radiador de óleo.
    Pra quem tinha Honda, estranhava a embreagem dura e o câmbio durinho.( mas nada comparado com a dureza da BMW G650gs atual. Esse sim é teimoso)
    Se desse bobeira, e a gasolina acabasse antes de virar as torneiras da reserva …esquece: um parto para voltar a funcionar.
    O grande problema eram os pneus de XL, voltados para o offroad. A frenagem era péssima para o motor que tinha. Passei alguns apuros.
    Uma informação está errada.apesar de parecer, o tanque nunca era atingido no tombo parado. Vendi a minha sem um arranhão.e bem branquinha (Era comum ver as partes plásticas amarelarem). Grande moto para a época.grandes viagens. Muitas saudades.adorei ter visto as fotos.

    Resposta
  • Pessoal,tenho 53 anos, e Estava na hora certa lugar certo com $$ certo.comprei a minha, branca e vermelha,em março de 89. Sonhava com o modelo,desde a500cc.Fiquei 10 anos com ela.
    Vinha de uma xlx 250 87. Imagina o susto ao pegar na loja.
    Com 1,72 de altura, fui desenvolvendo estratégias para pilotá la.
    Até me ajustar foram 2 tombos parados. Cada amigo que pegava, fosse alto ou baixo,vinha com cara de culpado,pois tinha deixado cair em uma parada.na hora da terra…que sufoco.
    Que torque!
    Bela ciclistica. Sabendo tocar, até econômica ela era.
    Bom farol. (Pra quem tinha XL,que era uma lamparina…).
    MUITO CONFIÁVEL!só troquei o rolamento da mesa.
    POR OUTRO LADO
    em alta velocidade, a frente oscilava.
    Esquentava muito na cidade, com seu mínimo radiador de óleo.
    Pra quem tinha Honda, estranhava a embreagem dura e o câmbio durinho.( mas nada comparado com a dureza da BMW G650gs atual. Esse sim é teimoso)
    Se desse bobeira, e a gasolina acabasse antes de virar as torneiras da reserva …esquece: um parto para voltar a funcionar.
    O grande problema eram os pneus de XL, voltados para o offroad. A frenagem era péssima para o motor que tinha. Passei alguns apuros.
    Uma informação está errada.apesar de parecer, o tanque nunca era atingido no tombo parado. Vendi a minha sem um arranhão.e bem branquinha (Era comum ver as partes plásticas amarelarem). Grande moto para a época.grandes viagens. Muitas saudades.adorei ter visto as fotos.

    Resposta
  • Pessoal,tenho 53 anos, e Estava na hora certa lugar certo com $$ certo.comprei a minha, branca e vermelha,em março de 89. Sonhava com o modelo,desde a500cc.Fiquei 10 anos com ela.
    Vinha de uma xlx 250 87. Imagina o susto ao pegar na loja.
    Com 1,72 de altura, fui desenvolvendo estratégias para pilotá la.
    Até me ajustar foram 2 tombos parados. Cada amigo que pegava, fosse alto ou baixo,vinha com cara de culpado,pois tinha deixado cair em uma parada.na hora da terra…que sufoco.
    Que torque!
    Bela ciclistica. Sabendo tocar, até econômica ela era.
    Bom farol. (Pra quem tinha XL,que era uma lamparina…).
    MUITO CONFIÁVEL!só troquei o rolamento da mesa.
    POR OUTRO LADO
    em alta velocidade, a frente oscilava.
    Esquentava muito na cidade, com seu mínimo radiador de óleo.
    Pra quem tinha Honda, estranhava a embreagem dura e o câmbio durinho.( mas nada comparado com a dureza da BMW G650gs atual. Esse sim é teimoso)
    Se desse bobeira, e a gasolina acabasse antes de virar as torneiras da reserva …esquece: um parto para voltar a funcionar.
    O grande problema eram os pneus de XL, voltados para o offroad. A frenagem era péssima para o motor que tinha. Passei alguns apuros.
    Uma informação está errada.apesar de parecer, o tanque nunca era atingido no tombo parado. Vendi a minha sem um arranhão.e bem branquinha (Era comum ver as partes plásticas amarelarem). Grande moto para a época.grandes viagens. Muitas saudades.adorei ter visto as fotos.

    Resposta
  • Tenho uma zerada pra vender, 1989. (35) 9 9911-2420

    Resposta
  • Tenho uma zerada pra vender, 1989. (35) 9 9911-2420

    Resposta
  • Tenho uma zerada pra vender, 1989. (35) 9 9911-2420

    Resposta
  • Tenho uma Teneré 1989 branca e vermelha em ótimo estado de conservação. Moto pra quem conhece e sabe dar valor! Pneus e relação novos, motor zerado, entrar em contato por WhatsApp (35) 9 9911-2420 (Julio)

    Resposta
  • Tenho uma Teneré 1989 branca e vermelha em ótimo estado de conservação. Moto pra quem conhece e sabe dar valor! Pneus e relação novos, motor zerado, entrar em contato por WhatsApp (35) 9 9911-2420 (Julio)

    Resposta
  • Tenho uma Teneré 1989 branca e vermelha em ótimo estado de conservação. Moto pra quem conhece e sabe dar valor! Pneus e relação novos, motor zerado, entrar em contato por WhatsApp (35) 9 9911-2420 (Julio)

    Resposta
  • Sonhei por mais de vinte anos com este trator. Comprei uma da duas semanas, tá zerada, com 52.800 km. Tenho uma custon que tá difícil desapegar, já tive DTs, CBs 400/450 e XLs, a diferença é animal. Tô mais feliz que mosca em tampa de xarope. Como disse meu mecânico: hombre, com a Bonnie (minha custon) tu anda, com a Walkyria (a Ténéré) tu desfila. Ando por aí com um sorriso de orelha a orelha por trás da viseira. Se tiverem oportunidade, comprem. É um clássico que chama atenção por onde passa…

    Resposta
  • Sonhei por mais de vinte anos com este trator. Comprei uma da duas semanas, tá zerada, com 52.800 km. Tenho uma custon que tá difícil desapegar, já tive DTs, CBs 400/450 e XLs, a diferença é animal. Tô mais feliz que mosca em tampa de xarope. Como disse meu mecânico: hombre, com a Bonnie (minha custon) tu anda, com a Walkyria (a Ténéré) tu desfila. Ando por aí com um sorriso de orelha a orelha por trás da viseira. Se tiverem oportunidade, comprem. É um clássico que chama atenção por onde passa…

    Resposta
  • Sonhei por mais de vinte anos com este trator. Comprei uma da duas semanas, tá zerada, com 52.800 km. Tenho uma custon que tá difícil desapegar, já tive DTs, CBs 400/450 e XLs, a diferença é animal. Tô mais feliz que mosca em tampa de xarope. Como disse meu mecânico: hombre, com a Bonnie (minha custon) tu anda, com a Walkyria (a Ténéré) tu desfila. Ando por aí com um sorriso de orelha a orelha por trás da viseira. Se tiverem oportunidade, comprem. É um clássico que chama atenção por onde passa…

    Resposta
  • Também estou louco para comprar uma branca e vermelha dois farol e tenho 165mt sei q vou sofrer mais nem ligo sonho desde dos 18 anos hoje ten43 já tive a xt mas não gostei quero a tenere

    Resposta
  • Também estou louco para comprar uma branca e vermelha dois farol e tenho 165mt sei q vou sofrer mais nem ligo sonho desde dos 18 anos hoje ten43 já tive a xt mas não gostei quero a tenere

    Resposta
  • Também estou louco para comprar uma branca e vermelha dois farol e tenho 165mt sei q vou sofrer mais nem ligo sonho desde dos 18 anos hoje ten43 já tive a xt mas não gostei quero a tenere

    Resposta
  • Bom dia, comprei uma Teneré 92 dois faróis preta de um amigo. Está em ótimo estado, precisa de um trato pois, ele a deixou parada por 4 anos. Acreditem, foi só por uma bateria nova e trocar o óleo que não precisou nem de 3 segundos para o motor incendiar com aquele ronco que é uma sinfonia para os ouvidos dos apaixonados por ela como eu. Tenho 1,72 de altura e não senti muita dificuldade não. Me sinto como se estivesse andando em uma ferrari

    Resposta
  • Bom dia, comprei uma Teneré 92 dois faróis preta de um amigo. Está em ótimo estado, precisa de um trato pois, ele a deixou parada por 4 anos. Acreditem, foi só por uma bateria nova e trocar o óleo que não precisou nem de 3 segundos para o motor incendiar com aquele ronco que é uma sinfonia para os ouvidos dos apaixonados por ela como eu. Tenho 1,72 de altura e não senti muita dificuldade não. Me sinto como se estivesse andando em uma ferrari

    Resposta
  • Bom dia, comprei uma Teneré 92 dois faróis preta de um amigo. Está em ótimo estado, precisa de um trato pois, ele a deixou parada por 4 anos. Acreditem, foi só por uma bateria nova e trocar o óleo que não precisou nem de 3 segundos para o motor incendiar com aquele ronco que é uma sinfonia para os ouvidos dos apaixonados por ela como eu. Tenho 1,72 de altura e não senti muita dificuldade não. Me sinto como se estivesse andando em uma ferrari

    Resposta
  • Estou quase comprando uma ano 90 azul,toda inteira,com tudo ok.Gosto drssa msquina desfe um tempo em que eu esprestava minha Dt 180 para um amigo e eu ficava com a sua Tenere,que por sinal era azul.Recomendo a quem puder,compre uma,enquanto ainda se acha algumss boas!

    Resposta
  • Estou quase comprando uma ano 90 azul,toda inteira,com tudo ok.Gosto drssa msquina desfe um tempo em que eu esprestava minha Dt 180 para um amigo e eu ficava com a sua Tenere,que por sinal era azul.Recomendo a quem puder,compre uma,enquanto ainda se acha algumss boas!

    Resposta
  • Oi boa noite sou Adilson comprei uma 88 vou ter q gastar um pouco mas estou contente é uma moto sem crítica muito linda e muito boa tudo q vc faz nela fica legal

    Resposta
  • Oi boa noite sou Adilson comprei uma 88 vou ter q gastar um pouco mas estou contente é uma moto sem crítica muito linda e muito boa tudo q vc faz nela fica legal

    Resposta
  • Oi boa noite sou Adilson comprei uma 88 vou ter q gastar um pouco mas estou contente é uma moto sem crítica muito linda e muito boa tudo q vc faz nela fica legal

    Resposta
  • Galera eu tinha uma XLX 350, comprei mês passado uma 89 azul, meus amigos a coisa te preta pq os motoboys ficam loucos pq empurro essa galara nos corredores da vida.
    Um salve geral

    Resposta
  • Galera eu tinha uma XLX 350, comprei mês passado uma 89 azul, meus amigos a coisa te preta pq os motoboys ficam loucos pq empurro essa galara nos corredores da vida.
    Um salve geral

    Resposta
  • Galera eu tinha uma XLX 350, comprei mês passado uma 89 azul, meus amigos a coisa te preta pq os motoboys ficam loucos pq empurro essa galara nos corredores da vida.
    Um salve geral

    Resposta
  • Tenho uma 1988 motor japonês branca e vermelha. linda. 86.000 km original. Confesso que é um prazer enorme viajar com a esposa na garupa pra qualquer lugar. A lenda nunca nos deixou na mão e como dizem, é um trator pronto pra qualquer terreno. Um abraço a todos os felizes proprietários.

    Resposta
  • Tenho uma 1988 motor japonês branca e vermelha. linda. 86.000 km original. Confesso que é um prazer enorme viajar com a esposa na garupa pra qualquer lugar. A lenda nunca nos deixou na mão e como dizem, é um trator pronto pra qualquer terreno. Um abraço a todos os felizes proprietários.

    Resposta
  • Bom dia a todos ! Estou morrendo de vontade de adquirir uma Ténéré 600 ano 88/89 sou novo no mundo das Ténérés. O sonho de infância que despertou o desejo de ter um trator, confesso que li todos os comentários, fez com que a vontade só aumentasse mais e mais…

    Abraço Fraternal !

    Resposta
  • Bom dia a todos ! Estou morrendo de vontade de adquirir uma Ténéré 600 ano 88/89 sou novo no mundo das Ténérés. O sonho de infância que despertou o desejo de ter um trator, confesso que li todos os comentários, fez com que a vontade só aumentasse mais e mais…

    Abraço Fraternal !

    Resposta
  • Bom dia a todos ! Estou morrendo de vontade de adquirir uma Ténéré 600 ano 88/89 sou novo no mundo das Ténérés. O sonho de infância que despertou o desejo de ter um trator, confesso que li todos os comentários, fez com que a vontade só aumentasse mais e mais…

    Abraço Fraternal !

    Resposta
  • Oi, pessoal tenho XL 250 84 há 8 anos, acho que já estou preparado para subir numa XT 600, 2 faróis, estou de olho em uma aqui no litoral, espero que não tenha um custo muito alto de manutenção, a XL com a sua batedeira já chama atenção, imagina a nave.
    más não devo me desfazer da XL ( dia a dia )..

    Abraços

    Marcos, Santos-SP

    Resposta
  • Oi, pessoal tenho XL 250 84 há 8 anos, acho que já estou preparado para subir numa XT 600, 2 faróis, estou de olho em uma aqui no litoral, espero que não tenha um custo muito alto de manutenção, a XL com a sua batedeira já chama atenção, imagina a nave.
    más não devo me desfazer da XL ( dia a dia )..

    Abraços

    Marcos, Santos-SP

    Resposta
  • Oi, pessoal tenho XL 250 84 há 8 anos, acho que já estou preparado para subir numa XT 600, 2 faróis, estou de olho em uma aqui no litoral, espero que não tenha um custo muito alto de manutenção, a XL com a sua batedeira já chama atenção, imagina a nave.
    más não devo me desfazer da XL ( dia a dia )..

    Abraços

    Marcos, Santos-SP

    Resposta
  • Tenho uma 93 vai fazer 10 anos a 3 anos reformei desde o quadro troquei chicote mangueiras radiador rolamentos balança cebolinha do neutro cubo dianteiro retentores tudo zero etc. a unica coisa que nao foi necessário mecher foi o motor com 74 mil ta um relógio sou apaixonado pela tenere 2vg tanto que tenho 2 tanques e duas carenagens 2 bancos e 3 caixas de peças para o futuro porém só ando com ela no maximo 2 vezes por semana apenas para passeio com a mulher. Na faixa de 1000 km por ano com certeza vai durar até eu ficar velhinho

    Resposta
  • Tenho uma 93 vai fazer 10 anos a 3 anos reformei desde o quadro troquei chicote mangueiras radiador rolamentos balança cebolinha do neutro cubo dianteiro retentores tudo zero etc. a unica coisa que nao foi necessário mecher foi o motor com 74 mil ta um relógio sou apaixonado pela tenere 2vg tanto que tenho 2 tanques e duas carenagens 2 bancos e 3 caixas de peças para o futuro porém só ando com ela no maximo 2 vezes por semana apenas para passeio com a mulher. Na faixa de 1000 km por ano com certeza vai durar até eu ficar velhinho

    Resposta
  • Tenho uma 93 vai fazer 10 anos a 3 anos reformei desde o quadro troquei chicote mangueiras radiador rolamentos balança cebolinha do neutro cubo dianteiro retentores tudo zero etc. a unica coisa que nao foi necessário mecher foi o motor com 74 mil ta um relógio sou apaixonado pela tenere 2vg tanto que tenho 2 tanques e duas carenagens 2 bancos e 3 caixas de peças para o futuro porém só ando com ela no maximo 2 vezes por semana apenas para passeio com a mulher. Na faixa de 1000 km por ano com certeza vai durar até eu ficar velhinho

    Resposta
  • Eu sou um apaixonado por antigos, tanto carros, quanto motos, tinha um opala 4 cilindros que estava reformando e acabei parando por falta de verba, troquei em um omega, que analisando bem, eu estava com pouco dinheiro pra manter, foi quando anunciei pra venda e um cara me ofereceu uma tenere 600 88, gente, sem palavras para descrever essa moto, cada volta é um passeio, fico ansioso para ir trabalhar no outro dia kkkk, conforto e estabilidade de sobra, uma monstra do asfalto, estou muito feliz com ela, o cara me passou dizendo que havia um defeito no motor e nao estava conseguindo consertar, era o diafragma do carburador e regular valvulas, depois da manutençao feita, simplesmente perfeita, estou completamente apaixonado por essa moto!!

    Resposta
  • Eu sou um apaixonado por antigos, tanto carros, quanto motos, tinha um opala 4 cilindros que estava reformando e acabei parando por falta de verba, troquei em um omega, que analisando bem, eu estava com pouco dinheiro pra manter, foi quando anunciei pra venda e um cara me ofereceu uma tenere 600 88, gente, sem palavras para descrever essa moto, cada volta é um passeio, fico ansioso para ir trabalhar no outro dia kkkk, conforto e estabilidade de sobra, uma monstra do asfalto, estou muito feliz com ela, o cara me passou dizendo que havia um defeito no motor e nao estava conseguindo consertar, era o diafragma do carburador e regular valvulas, depois da manutençao feita, simplesmente perfeita, estou completamente apaixonado por essa moto!!

    Resposta
  • Tenho uma 89 azul e amarela, está excelente. Porém terei que vender, interessados zap (35)99223-4449. Vale a pena, mosca branca.

    Resposta
  • Tenho uma 89 azul e amarela, está excelente. Porém terei que vender, interessados zap (35)99223-4449. Vale a pena, mosca branca.

    Resposta
  • Tenho uma 89 azul e amarela, está excelente. Porém terei que vender, interessados zap (35)99223-4449. Vale a pena, mosca branca.

    Resposta
  • Hoje tenho uma 88 depois de 23 anos era sonho agora realizei mesmo sendo velha é muito dá hora ,vou ficar com ela e procurar uma 7 galo

    Resposta
  • Hoje tenho uma 88 depois de 23 anos era sonho agora realizei mesmo sendo velha é muito dá hora ,vou ficar com ela e procurar uma 7 galo

    Resposta
  • olá galera tenho uma tenere 1990 de dois faróis preciso saber qual disco dianteiro de qual moto e compatível com o dela pois não acho o dela se alguem souber me manda no wathszap por favor (62) 993905414 klayton

    Resposta
  • olá galera tenho uma tenere 1990 de dois faróis preciso saber qual disco dianteiro de qual moto e compatível com o dela pois não acho o dela se alguem souber me manda no wathszap por favor (62) 993905414 klayton

    Resposta
  • tenho uma 88 azul em raro estado de conservação … manual nf e certificado do proprietario
    atualmente esta com 25000 km e rodando muito bem

    interessados 15 99675-0553

    Resposta
  • tenho uma 88 azul em raro estado de conservação … manual nf e certificado do proprietario
    atualmente esta com 25000 km e rodando muito bem

    interessados 15 99675-0553

    Resposta
  • Quanto pede por ela ? e de qual cidade vc está ? meu telefone 43 984877958, sempre quis ter uma dessas só tenho receio do peso dela numa curva mas preciso acostumar. kkkk

    Resposta
  • Quanto pede por ela ? e de qual cidade vc está ? meu telefone 43 984877958, sempre quis ter uma dessas só tenho receio do peso dela numa curva mas preciso acostumar. kkkk

    Resposta
  • Quanto pede por ela ? e de qual cidade vc está ? meu telefone 43 984877958, sempre quis ter uma dessas só tenho receio do peso dela numa curva mas preciso acostumar. kkkk

    Resposta
  • É Diver, só sabemos a satisfação depois de comprar uma dessas. Peguei a minha 90 no começo desse ano, investi um bom tanto pra arrumar ela e deixar tudo em perfeito funcionamento. Agora é só passear e deixar os outros apontando e falando "Puta motão da porra"…kkkkkk…parabéns para nós.

    Resposta
  • É Diver, só sabemos a satisfação depois de comprar uma dessas. Peguei a minha 90 no começo desse ano, investi um bom tanto pra arrumar ela e deixar tudo em perfeito funcionamento. Agora é só passear e deixar os outros apontando e falando "Puta motão da porra"…kkkkkk…parabéns para nós.

    Resposta
  • É Diver, só sabemos a satisfação depois de comprar uma dessas. Peguei a minha 90 no começo desse ano, investi um bom tanto pra arrumar ela e deixar tudo em perfeito funcionamento. Agora é só passear e deixar os outros apontando e falando "Puta motão da porra"…kkkkkk…parabéns para nós.

    Resposta
  • Boa galera…tenho um Tenere branca dois farois 1990. Deixei parada por 8 anps e o tanque enferrujou. Preciso de um tanque para substituir. Alguem conhece onde comprar??? Falcão 34 98831-1323 (whatsapp)

    Resposta
  • Boa galera…tenho um Tenere branca dois farois 1990. Deixei parada por 8 anps e o tanque enferrujou. Preciso de um tanque para substituir. Alguem conhece onde comprar??? Falcão 34 98831-1323 (whatsapp)

    Resposta
  • Boa galera…tenho um Tenere branca dois farois 1990. Deixei parada por 8 anps e o tanque enferrujou. Preciso de um tanque para substituir. Alguem conhece onde comprar??? Falcão 34 98831-1323 (whatsapp)

    Resposta
  • Tenho uma 1991 em muito bom estado de conservação, 55 mil kms; se for por um bom valor até me desfaço dela.
    interessados (51) 9 8171 1150 (Whats)

    Resposta
  • Tenho uma 1991 em muito bom estado de conservação, 55 mil kms; se for por um bom valor até me desfaço dela.
    interessados (51) 9 8171 1150 (Whats)

    Resposta
  • Tenho uma 1991 em muito bom estado de conservação, 55 mil kms; se for por um bom valor até me desfaço dela.
    interessados (51) 9 8171 1150 (Whats)

    Resposta
  • Já tive esse mito. Uma Teneré azul e amarela, 2 farois, 1991. Passava sobre tudo, torque bruto e câmbio para os fortes kkkk. Teria outra de novo fácil. Somente troquei a minha na época para realizar outro sonho, de ter a lendária CBX 750F, mas essa é para outro comentário.

    Resposta
  • Já tive esse mito. Uma Teneré azul e amarela, 2 farois, 1991. Passava sobre tudo, torque bruto e câmbio para os fortes kkkk. Teria outra de novo fácil. Somente troquei a minha na época para realizar outro sonho, de ter a lendária CBX 750F, mas essa é para outro comentário.

    Resposta
  • Já tive esse mito. Uma Teneré azul e amarela, 2 farois, 1991. Passava sobre tudo, torque bruto e câmbio para os fortes kkkk. Teria outra de novo fácil. Somente troquei a minha na época para realizar outro sonho, de ter a lendária CBX 750F, mas essa é para outro comentário.

    Resposta
  • Boa noite, me chamo Adriano estou reconstruindo uma 2vg 93, por acaso tem alguma coisa nestas caixas de peças que esteja à venda?
    Preciso de um banco original e uma ponteira de escapamento?
    Sei que as vezes é difícil de desfazer das coisas, mas pense, é por uma boa causa.
    Obrigado.

    Resposta
  • Boa noite, me chamo Adriano estou reconstruindo uma 2vg 93, por acaso tem alguma coisa nestas caixas de peças que esteja à venda?
    Preciso de um banco original e uma ponteira de escapamento?
    Sei que as vezes é difícil de desfazer das coisas, mas pense, é por uma boa causa.
    Obrigado.

    Resposta
  • Estou doido para trocar minha Intruder vs 800 gl 1994 em uma tenere 600 2vg , quem souber de algo dá um toque

    Resposta
  • Estou doido para trocar minha Intruder vs 800 gl 1994 em uma tenere 600 2vg , quem souber de algo dá um toque

    Resposta
  • Estou doido para trocar minha Intruder vs 800 gl 1994 em uma tenere 600 2vg , quem souber de algo dá um toque

    Resposta
  • Alguém pode comentar mais sobre as versões que foram vendidas e qual é a mais indicada em uma compra? Estou estudando comprar uma bem conservada.

    Resposta
  • Alguém pode comentar mais sobre as versões que foram vendidas e qual é a mais indicada em uma compra? Estou estudando comprar uma bem conservada.

    Resposta
  • Alguém pode comentar mais sobre as versões que foram vendidas e qual é a mais indicada em uma compra? Estou estudando comprar uma bem conservada.

    Resposta
  • Boa tarde, alguém conhece a ténéré 600 1992 lucky strike, cor branca? Já tive uma 89 e não lembro da versão lucky strike.

    Resposta
  • Boa tarde, alguém conhece a ténéré 600 1992 lucky strike, cor branca? Já tive uma 89 e não lembro da versão lucky strike.

    Resposta
  • Boa tarde, alguém conhece a ténéré 600 1992 lucky strike, cor branca? Já tive uma 89 e não lembro da versão lucky strike.

    Resposta
  • Que eu me lembre, luck strike eram as Cagiva 750 que vinham…

    Resposta
  • Que eu me lembre, luck strike eram as Cagiva 750 que vinham…

    Resposta
  • Que eu me lembre, luck strike eram as Cagiva 750 que vinham…

    Resposta
  • Tenho uma 89 so tenho ela a 28 anos haha gosto muito mas vou me desapegr pelo preço certo 997051243 se alguem tiver interesse

    Resposta
  • Tenho uma 89 so tenho ela a 28 anos haha gosto muito mas vou me desapegr pelo preço certo 997051243 se alguem tiver interesse

    Resposta
  • Tenho uma 89 so tenho ela a 28 anos haha gosto muito mas vou me desapegr pelo preço certo 997051243 se alguem tiver interesse

    Resposta
  • Saudações.
    Troquei a ex-minha CBX750Four 87 "hollywood" na minha minha 88 Azul, prmeiro modelo, sábado passado (to com ela faz 5 dias, só empolgação ainda). Zerada! Linda, impecável, com 12.610km, fiquei louco, não tive duvidas batemos chave na chave e não me arrependo… Olha… tenho 1,73m e sofria bem mais com a "galo" aquela baleia azul titânica peso pesado. A tenere é super de boa, lógico quem conhece sabe que moto pesada na terra só se para a 90º, senão é chão na certa… abraço

    Resposta
  • Saudações.
    Troquei a ex-minha CBX750Four 87 "hollywood" na minha minha 88 Azul, prmeiro modelo, sábado passado (to com ela faz 5 dias, só empolgação ainda). Zerada! Linda, impecável, com 12.610km, fiquei louco, não tive duvidas batemos chave na chave e não me arrependo… Olha… tenho 1,73m e sofria bem mais com a "galo" aquela baleia azul titânica peso pesado. A tenere é super de boa, lógico quem conhece sabe que moto pesada na terra só se para a 90º, senão é chão na certa… abraço

    Resposta
  • Saudações.
    Troquei a ex-minha CBX750Four 87 "hollywood" na minha minha 88 Azul, prmeiro modelo, sábado passado (to com ela faz 5 dias, só empolgação ainda). Zerada! Linda, impecável, com 12.610km, fiquei louco, não tive duvidas batemos chave na chave e não me arrependo… Olha… tenho 1,73m e sofria bem mais com a "galo" aquela baleia azul titânica peso pesado. A tenere é super de boa, lógico quem conhece sabe que moto pesada na terra só se para a 90º, senão é chão na certa… abraço

    Resposta
  • Oi! Peco 15 mil e so nao vendi ainda pois o telefone tava errado!
    O proprio diego rosa se interessou e nao conseguiu falar cmg!
    Me chama no whats!
    15 99675-0570

    Resposta
  • Oi! Peco 15 mil e so nao vendi ainda pois o telefone tava errado!
    O proprio diego rosa se interessou e nao conseguiu falar cmg!
    Me chama no whats!
    15 99675-0570

    Resposta
  • Oi! Peco 15 mil e so nao vendi ainda pois o telefone tava errado!
    O proprio diego rosa se interessou e nao conseguiu falar cmg!
    Me chama no whats!
    15 99675-0570

    Resposta
  • Oi.A minha tenere 88 não esquenta demais na cidade;experimenta uma cagiva 600 ano 98 de enduro para voce ver o que é esquentar motor. Minha tenere está dando nível de óleo com motor frio,porque será? Tudo de bom.

    Resposta
  • Oi.A minha tenere 88 não esquenta demais na cidade;experimenta uma cagiva 600 ano 98 de enduro para voce ver o que é esquentar motor. Minha tenere está dando nível de óleo com motor frio,porque será? Tudo de bom.

    Resposta
  • Oi.A minha tenere 88 não esquenta demais na cidade;experimenta uma cagiva 600 ano 98 de enduro para voce ver o que é esquentar motor. Minha tenere está dando nível de óleo com motor frio,porque será? Tudo de bom.

    Resposta
  • Tenho uma, que tirei zero em 1989 Azul, atualmente esta com 14.000km, o pneu dianteiro é original, não tem um único arranhão, até a bomba, a vácuo, de gasolina funciona perfeitamente. o Problema é alguém dar o devido valor a uma motocicleta assim, só se algum colecionador.

    Resposta
  • Tenho uma, que tirei zero em 1989 Azul, atualmente esta com 14.000km, o pneu dianteiro é original, não tem um único arranhão, até a bomba, a vácuo, de gasolina funciona perfeitamente. o Problema é alguém dar o devido valor a uma motocicleta assim, só se algum colecionador.

    Resposta
  • Espiga, tenta achar o e-mail do Diego Rosa aqui no blog e manda fotos; pode ser que ele compre de vc (ele ainda não achou uma que m agradasse)

    Resposta
  • Espiga, tenta achar o e-mail do Diego Rosa aqui no blog e manda fotos; pode ser que ele compre de vc (ele ainda não achou uma que m agradasse)

    Resposta
  • Pessoal lendo os comentários só me fez ter ainda mais vontade de realizar o sonho … A lucky explorer el campero é mesmo uma cagiva 750 moto bem rara de ser vista nos dias de hj um amigo tem uma não vende por nada a moto é muito linda tem o mesmo porte da Tenebrosa.

    Resposta
  • Tenho uma aguardando para ser reformada 88 , esta comigo à 10 anos. Não me desfaço por nada , é paixão antiga . Bem guardada e com poucas coisas à serem feitas. Sei que o investimento será prazeroso e na hora certa , ela estará novamente rodando como minha moto de uso diário. Hoje por ser rara, é atrativa aonde chega . Desperta paixão em encontros e passeios por todo o Brasil. Gostei muito do texto tecnico sobre a moto , informações valiosas e que contribui e muito na valorização de projetos de restauração.

    Resposta
  • Tenho uma aguardando para ser reformada 88 , esta comigo à 10 anos. Não me desfaço por nada , é paixão antiga . Bem guardada e com poucas coisas à serem feitas. Sei que o investimento será prazeroso e na hora certa , ela estará novamente rodando como minha moto de uso diário. Hoje por ser rara, é atrativa aonde chega . Desperta paixão em encontros e passeios por todo o Brasil. Gostei muito do texto tecnico sobre a moto , informações valiosas e que contribui e muito na valorização de projetos de restauração.

    Resposta
  • Tenho a minha desde nova. hoje estou na Argentina em direção ao Atacama para realizar um sonho antigo que agora estou conseguindo realizar com 40 anos de idade. Ta nota 10. já fiz 1700 km e ta tudo certo. Feliz to eu. Abracos

    Resposta
  • Tenho a minha desde nova. hoje estou na Argentina em direção ao Atacama para realizar um sonho antigo que agora estou conseguindo realizar com 40 anos de idade. Ta nota 10. já fiz 1700 km e ta tudo certo. Feliz to eu. Abracos

    Resposta
  • Fico imaginando a primeira versão de tancao de 34 litros e partida no pedal. Procurada ainda por colecionadores. Um show de motocicleta.

    Resposta
  • Fico imaginando a primeira versão de tancao de 34 litros e partida no pedal. Procurada ainda por colecionadores. Um show de motocicleta.

    Resposta
  • Fico imaginando a primeira versão de tancao de 34 litros e partida no pedal. Procurada ainda por colecionadores. Um show de motocicleta.

    Resposta
  • Em maio de 2020 me dei de aniversário uma Ténéré XT600Z 1988 azul e amarela (eu só queria dessa cor), passei anos procurando uma q me agradasse, não sou tão purista a ponto de tentar achar uma com pintura original, pois isso hj em dia é uma missão quase impossível e se achar vão pedir o preço de um rim e um pulmão, consegui uma bem integra e depois de alguns meses estou finalmente terminando de voltar a moto ao mais original possível, a mecânica está impecável e é minha moto hj para uso diário, é uma delícia de pilotagem e é impressionante como junta gente onde para com ela, os mais velhos saudosos do tempo q tiveram ou q se lembram dela, os mais novos, muitos nunca viram uma ao vivo rodando, é bem divertido falar sobre a moto.
    Para mim a altura dela não é nenhum problema, pelo contrário, como tenho 2 mts, mandei levantar a traseira ainda mais, hoje ela é uma moto para poucos pilotarem, a maioria nem consegue passar a perna pela banco para subir nela.
    Rodar com essa moto hoje, assim como na época dela, é um privilégio.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *