A mítica Yamaha RD 500 LC
Imagine uma 500cc 4 cilindros 2 tempos…
Você gosta da Yamaha RD 350? Acha ela forte, radical, provocante? Agora imagina uma RD 500 com motor de 4 cilindros… Será que ela teria espaço na sua garagem? Pois é, nós do Motos Clássicas 80 também somos fãs desses bólidos com motor 2T e encontramos um motociclista ainda mais fanático que nós, o Marcos Mateucci. Ele gosta tanto das esportivas com motor 2T que tem duas Yamaha RD 500, na sua garagem. Isso mesmo! Confira um pouco dessa história.
Morador de Rowley, perto de Boston, Marcos Mateucci está há 20 anos nos Estados Unidos onde possui uma empresa de pintura comercial e residencial. Aos 52 anos, ele tem uma forte ligação com as motocicletas, aos 19 comprou sua primeira máquina, uma Yamaha RX 125.
Hoje Mateucci tem na sua garagem algumas máquinas exclusivas, entre elas duas Yamaha RD 500 – que pouca gente no Brasil teve a oportunidade de ver ao vivo. Por isso ele tem o hábito de descer até a garagem “sentar e ficar observando e imaginando o impacto de uma máquina dessas em 1984”.
Duas RD 500 na garagem
Se você está curioso sobre essas motos, saiba que nós também estávamos. Tínhamos tantas perguntas para fazer ao Marcos que optamos por gravar uma entrevista e publicar no nosso canal do YouTube.
Nessa entrevista – que você assiste aqui – ele fala sobre o motor que, embora esteja escrito V4 na carenagem – na verdade tem dois virabrequins. Outro tema interessante é a diferença de motorização entre os modelos e também a sensação de pilotagem em relação a “nossa” RD 350.
São dez minutos de puro deleite para quem gosta de motociclismo e dessas máquinas 2T que foram inspiradas nos modelos que competiam no Mundial de Motovelocidade – na Categoria 500 – nas mãos de pilotos como Kenny Roberts e Eddie Lawson.
Nossos agradecimentos ao Marcos Mateucci e sua esposa Miria e ano nosso amigo Daniel Santos que viabilizou a produção desse material. Mais uma vez, entre em nosso canal e volte no tempo ao som dos potentes motor 2T.
Jornalista Especializado em veículos e mobilidade. Editou a revista Duas Rodas, foi colunista do portal UOL e criou publicações como Revista Ordem de Serviço e edita atualmente a revista MotoEscola.
Realmente, um sonho de motocicleta ainda hoje. Sensacional mesmo essa matéria. Fico imaginando, anos 70, se a Suzuki tivesse lançado a GT 750, com 4 cilindros e dois tempos. RD 500, Suzuki RG 500, eita Europa. Na próxima encarnação vou nascer lá. Parabéns ao proprietário desses sonhos sobre rodas.
Só faltou falar das especificações técnicas, sobretudo a diferença de potência dos dois modelos ( 85 é 86).