AS MOTOS DO PARIS-DAKAR – COMO ERAM HÁ 35 ANOS?

Compartilhe este conteúdo

Imagens incríveis das motos que disputavam o rali Paris-Dakar em 1984!!

Honda, Yamaha, BMW, máquinas raras como a francesa Barigo com motor rotax, Husqvarna – acredite: com motor 2 tempos!!!  e até mesmo um side-car com motor 4 cilindros em linha de 1100cc da suzuki GSX correram naquele ano! (side-car no deserto é sacanagem, hein!)

A BMW faturava o título daquele ano, já pela terceira vez, deixando as japonesas Yamaha e Honda literalmente a ver poeira!

Conheça algumas das máquinas

A XLR 620 – uma obra de arte! note os aros dourados, o motor RFVC, o tanque de proporções “dakarianas”. Pelo comprimento do “pezinho” e o tamanho da sanfona da bengala da suspensão dianteira da pra imaginar a altura das suspensões desta motocicleta!

BMW

Nosso colunista e Victor Gellert conheceu uma dessas motos e nos contou em detalhes

a bmw do paris dakar de gaston rahier
A favorita daquele ano era a BMW com motor 1040cc, boxer com 80hp… e o favoritismo prevaleceu, pois o belga Gaston Rahier, com a BMW, faturou o primeiro lugar naquele distante 1984!

Saiba mais sobre a XL 500

xl 500 paris dakar anos 1980
Uma Honda XL500 de um competidor independente, chamava atenção naquela época pela pintura camuflada, mas hoje nos chama atenção por alguns detalhes:  – freio dianteiro a tambor! – motor, olhem de perto, é basicamente o mesmo da conhecida XL250R (derivada da XL500R).  Só não precisava era ter banco de oncinha hein!!!

Dois Tempos

husqvarna paris dakar
A Husqvarna, incrível, um motor 2 tempos de 500cm3 e um tanque de absurdos 69 litros!
moto marca barigo paris dakar anos 1980 motor rotax
E a Barigo? com poderoso motor rotax de 560cc. – esse construtor francês produzia motos fantásticas com motores de fabricantes consagrados!
Jacky Vimond xt600 paris dakar
A base era a nossa conhecida Yamaha XT600, mas modificada, é claro, essa ai, pilotada pelo mitológico Jacky Vimond

Vale tudo

sidecar paris dakar anos 1980

Side Car produzido a partir do robusto e confiável, praticamente indestrutível, motor Suzuki 4 cilindros a ar 1100cc. O Side car nos chama atenção por detalhes interessantes, como o escarpamento saindo pela lateral, ou a suspensão dianteira com amortecedor externo e auxilio à nitrogênio. Coragem de quem pilotava e mais ainda do “passageiro”!

fonte: revista motoshow


Compartilhe este conteúdo

25 comentários sobre “AS MOTOS DO PARIS-DAKAR – COMO ERAM HÁ 35 ANOS?

    • Hoje eu vejo umas fotos dessa e vejo a evolução gigantesca em tecnologia mas ao mesmo tempo é admirável as modificações que já existiam e que eles eram capaz de fazer em suas motos

      Resposta
    • Honda 250 R em 84 era a moto..tudo mecânico nada de freio a disco ABS era palavrão..

      Resposta
  • Muito legal…. Adoro ver estas motos antigas, ainda mais de rali. Quem tiver a oportunidade, visite o museu Sinshein na Alemanha. Várias motos daqueles tempos.

    Resposta
  • Muito legal…. Adoro ver estas motos antigas, ainda mais de rali. Quem tiver a oportunidade, visite o museu Sinshein na Alemanha. Várias motos daqueles tempos.

    Resposta
    • Fantástico equipamentos, muita garra e determinação pra conseguir sobreviver… gostava de ver os pilotos privados, tinham que carregar sua assistência e tentar um espacinho a preço razoável nos caminhões da prova….

      Resposta
  • Muito legal…. Adoro ver estas motos antigas, ainda mais de rali. Quem tiver a oportunidade, visite o museu Sinshein na Alemanha. Várias motos daqueles tempos.

    Resposta
  • Saudade dessa época… Eu esperava o ano todo pela revista MotoShow para ver as fotos incríveis do Rali da "Morte" o famoso Paris-Dakar!!!

    Resposta
  • Saudade dessa época… Eu esperava o ano todo pela revista MotoShow para ver as fotos incríveis do Rali da "Morte" o famoso Paris-Dakar!!!

    Resposta
      • isso ai, Isaias. corri la pra confirmar, mas sim… a fonte estava citada no final da materia. eita saudades da motoshow! valeu! abs

        Resposta
  • Saudade dessa época… Eu esperava o ano todo pela revista MotoShow para ver as fotos incríveis do Rali da "Morte" o famoso Paris-Dakar!!!

    Resposta
  • Motos incríveis. E o side car, tinha tração na terceira roda?

    Resposta
  • As cavalonas nada “nutela”, como se diz hoje. Show essa lembrança.

    Resposta
    • Parabéns pela matéria das motos anos 80….top demais ver que todos eram muitos guerreiros de coragem…nessas máquinas comparando com os dias atuais……

      Resposta

Deixe um comentário para ISAIAS MARQUES FERREIRA Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *