Honda GB 350S já nasceu clássica
Custando cerca de U$ 6.500, a Honda GB 350s tem seu lançamento hoje nas lojas do Japão e tem como atrativo o estilo retro
GB 350S – moto com estilo
Bem, antes de você do nosso portal perguntar o motivo de falarmos de uma moto que acabou de ser lançada, explicarei logo de cara: ESSA MOTO TEM ESTILO, MUITO ESTILO!
Ela remete às motos que rodavam no final dos anos de 1960, que tinham quadro, guidão, motor, banco, farol, lanternas e só!
Naruto ou Ultraman
Penso que o mundo vive uma encruzilhada quando se fala em design de carros e motos… Muita gente não sabe se idolatra o Ultraman – herói de seriado lançado em 1966 que adorava derrotar monstros de borracha. E tinha aquele estilo retro, com linhas arredondadas…
Outros se rendem aos apelos do Naruto, Manga de 2001 que e se transformou em um dos heróis mais cultuados do Japão.
Essa dúvida também está presente no mundo das motos. Enquanto TODOS os fabricantes seguindo linhas de design pontiagudo – que lembram os cabelos do Naruto, a Honda deixou o Naruto de lado e se jogou no estilo Ultraman.
Na contra mão
Já escrevi sobre a minha tristeza com o fim da Yamaha SR 400 – veja matéria aqui. Agora, para a alegria dos amantes das clássicas, a Honda lança a GB 350, na versão S, que é bem mais legal. Quer conhecer um pouco mais do modelo?
Sobe na garupa do Motos Clássicas 80…
Custando cerca de US$ 6.500 a Honda fará o lançamento hoje no Japão – que pena, essa é mais uma daquelas motos com as quais, apenas sonhamos – a versão GB 350S. A irmã “chique” da despojada GB 350.
A GB 350S usa o comportado motor de um cilindro, 348 cc, com refrigeração a ar que atinge a potência máxima de 20 cv a 5.000 giros e 3 kg de torque (a 3.000 giros). O diâmetro do pistão é de 70 mm e, seu curso, 90,5 mm. Ou seja, é um motor que gira pouco e desempenho, não é o seu forte. Aliás, a própria Honda declarou que o principal atrativo da moto é “sentir a batida do motor” e desfrutar de passeios.
Injeção e ABS, claro!!!
Alimentado por injeção eletrônica o motor está fixado no quadro semi-berço duplo. Não existem controles eletrônicos de pilotagem. Apenas Controle de Torque Selecionável Honda (HSTC) que seleciona a intensidade do torque que chega à roda traseira.
Seu câmbio tem cinco marchas e a capacidade do tanque de combustível é de 15 litros. O banco está a 80 cm do chão enquanto o LED domina o sistema de iluminação.
Ancorado em um quadro, berço semi-duplo, o conjunto ciclístico com rodas de alumínio (19 na frente com pneu 100/90). Na traseira usa pneu “bem largão” que aumenta o estilo (150/70R17) equipadas com pneus sem câmara. Claro que o sistema ABS está presente no modelo. Moto ideal para quem quer curtir o estilo retrô sem se sujar de graxa.
Duas cores para sonhar
Cinza perolado e bronze metálico são as duas opções de cores da versão S da GB 350. Talvez seja sonhar demais com um modelo desses no Brasil, mas como diz a linda Paula Toller na canção “À noite sonhei contigo”, sonhar não custa nada!!!
Jornalista Especializado em veículos e mobilidade. Editou a revista Duas Rodas, foi colunista do portal UOL e criou publicações como Revista Ordem de Serviço e edita atualmente a revista MotoEscola.
Uma vez que é chamada de “Classica”, as rodas deveriam ser raiadas.
Concordo! Ficaria bem melhor!
Seguindo essa mesma linha de raciocínio então ela deveria ter carburador, lâmpadas halogenas, não deveria ter abs, não deveria ser disco ventilado, deveria ter freio traseiro a tambor, etc…
No início dos anos 80, a Honda tinha na Europa, a GB 500. Muito bacana e com visual que lembra a CB 500 primeira versão.