Honda NX 350 Sahara Capitão América – jogo dos 7 erros
Ao bater o olho em uma moto antiga, a maioria dos colecionadores já sabe se deve ou não se aproximar dela. Restaurações mal feitas, peças trocadas por de outros modelos, acabamentos diferentes em metais, pinturas em cores que não combinam com a original, adesivos colados em posições erradas – tudo isso salta rapidamente aos olhos de quem conhece o modelo.
Não é frescura, mas são vestígios de uma restauração ou reforma anterior, por mais que o proprietário jure ser ela 100% original, virgem e imaculada. Da mesma forma que um motor aberto anteriormente dá seus sinais (parafusos com marca de chave ou trocados, juntas substituídas saindo entre as tampas, algum indicio de cola-junta… Quanto mais exercitarmos esse olhar cuidadoso, maior sucesso teremos em nossas próximas aquisições.
Ainda assim, mesmo os mais experientes se enganam, em erros grosseiros, e é justamente essa história que vamos contar aqui hoje.
Uma Sahara de respeito
Quando um anuncio diz: “moto de colecionador”, “raridade” etc, desconfie. 90% deles trazem motos reformadas no quintal de casa, sem o menor critério, e o anunciante acha que, por ser antiga vale muito dinheiro. “Só que não”.
Em abril deste ano, recebi de um seguidor, um anúncio eletrônico de uma NX350 Sahara, na cor “Capitão América”, a mais desejada delas, e o anúncio trazia a informação que ela nunca havia sido lacrada. Mas o preço era muito elevado, agradeci e descartei a oferta.
Três meses depois, navegando entre anúncios, acabei encontrando aquela moto novamente. O preço já havia sido reduzido, ainda alto, mas pouco mais próximo da realidade: resolvi mandar uma mensagem.
Não confie na memoria apenas
Ao receber fotos da moto, e analisar cuidadosamente, notei que a ponteira do escapamento era preta, e na hora lembrei que as ponteiras das Saharas recebiam um bonito acabamento de alumínio escovado, e aquela moto não tinha isso. Num primeiro momento achei ser uma ponteira de XLX montada ali, pois em uma das fotos da ponteira era possível ver a inscrição Honda da Amazônia.
Já um pouco decepcionado, ao ver que a “raridade” anunciada não era tão legal assim, mas segui olhando atentamente cada uma das fotos, e fui gostando de tudo que eu via.
Encasquetado com a ponteira preta, resolvi revirar a pilha de revistas antigas e foi nelas que resolvi o enigma. Mais tarde, baixei o catalogo de peças da NX 350 Sahara e confirmei, como vocês poderão ver mais abaixo.
Pedi ajuda aos universitários
No começo da semana, resolvi colocar uma foto dela no Instagram e Facebook do Motos Clássicas 80, perguntando o que havia de errado naquela foto, e de fato havia um detalhe errado, mas não era a ponteira do escapamento. Foi muito legal, pois muitos de nossos seguidores se dispuseram a responder, contribuindo pro grupo como um todo.
Muitos apostaram na ponteira preta, alguns citaram a capa do banco não ter a inscrição Honda, outros falaram sobre a seta dianteira, os espelhos retrovisores, enquanto alguns seguidores apostaram que a posição dos adesivos estava errada. Citaram também o fato do quadro ser branco e o suporte de pedaleiras ser de outra cor, escura. Alguns desavisados sugeriram estar a moto rebaixada, mas na realidade ela estava presa na carreta de transporte, por extensores.
A raridade ficou mais rara ainda
Ao consultar o catálogo de peças e as revistas antigas, percebi que a raridade ficou mais rara ainda, descobri que, no primeiro ano de produção, as 6617 unidades produzidas em Manaus (AM) saíram com a ponteira do escapamento preto.
Ao total, nos 10 anos de produção, foram feitas 43.630 unidades dessa motocicleta, então, apenas cerca de 15% delas saíram com tal característica – que sem dúvida, nos induz ao erro.
As duas “Capitão América”
Ah e tem mais uma pegadinha ai no jogo de cores, gráficos e nomenclatura das Sahara… A tão famosa Capitão América, aquela que usa as cores da bandeira norte americana (por coincidência, pois na realidade são as cores de competição da Honda HRC) – na verdade são duas. O primeiro modelo lançado (vendas começaram em 1990 mas já como modelo 1991) e o modelo 1992, ambos tem as cores da HRC e grafismos parecidos inclusive. Sem falar que a 91 tem a ponteira preta e a 92 tem a ponteira escovada. Putz confusão, confere aí.
Neste endereço você pode baixar fotos como essa acima e também de todos os modelos da Honda disponíveis no museu de Indaiatuba, SP
Afinal, o jogo dos 7 erros
O que havia de errado então na foto postada nas redes sociais, se não era a capa do banco, nem a ponteira. Na realidade os espelhos estão errados, quase imperceptível, mas estão. Vários seguidores acertaram – parabéns! Super observadores. Mas não fique triste, a foto foi colocada de tal forma a induzir o erro, pois outras partes chamaram mais atenção. Quanto a ponteira, legal observá-la de perto, notar as inscrições da Honda da Amazônia e notar na outra foto a diferença dessa ponteira pra da XLX350R também.
A ponteira exclusiva da Sahara 1991 – note a inscrição Honda Compare a ponteira da XLX350R e a da NX350
Abaixo mais algumas fotos da raridade encontrada e algumas fotos de revista de época, para que possamos juntos treinar nossa visão para os detalhes, adesivos, posições, setas, espelhos, cores etc.
A nossa Sahara Capitão América
A Sahara Capitão América postada nas revistas em 1990
Aqui ficam claros detalhes como a ponteira, a diferença na cor do quadro e do suporte de pedaleira, o adesivo do para-lama dianteiro, a cor do para-lama traseiro. Uma imagem como essa vale ouro pra quem compra uma moto antiga.
Bora ajustar os detalhes
Com muito cuidado e bom senso, cada detalhe dela será revisto. Apesar dessa moto nunca ter sido lacrada (está sendo agora), ela passou seus últimos 30 anos em uma fazenda. Está bem encardida, precisa de um caprichado banho. Além disso, algumas peças ressecaram pelo sol, alguns adesivos descascaram por terem sido lavados de forma descuidada usando lavadora de pressão, e outras peças merecem um grande polimento.
Ela marca no hodometro 3.700km rodados, o que condiz com o estado do pneu, ainda de fábrica, e todos demais sinais de uso da moto. Os espelhos, obviamente, já estão sendo trocados também.
E aí uma caprichada revisão
Como de costume, ao receber uma nova motocicleta, todos os itens são checados e muitos substituídos, rolamentos, filtros, fluidos (todos), como você já deve ter lido na matéria “A clássica chegou, e agora?”. Então ela estará pronta pra rodar por ai com segurança e, com a devida manutenção, apta a durar mais 30 anos pelo menos.
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Aos 51 anos, Diego completa 38 intensos anos de motociclismo! Colecionador detalhista e aficionado por motos clássicas, principalmente as dos anos 1980. Ultrapassando a marca do 1.000.000 de km rodados – Seja como piloto de testes da revista Duas Rodas, aventurando-se pelo mundo em viagens épicas e solitárias em motos super-esportivas ou quebrando recordes de distancia e resistência sobre a motocicleta onde conquistou 18 certificados internacionais “IronButt”.
Boa tarde!! Gosto dos artigos de sua página. Tenho um modelo 99/99 original com pouco mais de 8.000km. Se quiser dar uma olhada um dia podemos marcar. Embora tem alguns acessórios que não interferem na originalidade.
muito legal, a primeira e a ultima lado a lado. ta em que cidade? abraço
Boa noite
Tenho uma Capitão América 1992, comprei de um senhor que deixou ela guardada na sala dele por mais de 20 anos, depois que sofreu uma queda e machucou o joelho, gostaria de uma ajuda para ver o quanto é original.
mande algumas fotos dela no email diego.rosa@motosclassicas80.com por favor. obrigado
Olá Diego, temos uma Capitão América 91! É nossa relíquia! Mas queria os adesivos, com todos esses anos tem alguns pontinhos, mas está difícil. Você saberia me indicar onde possa conseguir?
Ela , apesar da idade está toda original. Já rodou muito conosco , hoje tem uma vstron pra estrada mas ela ainda nos leva pela cidade.
adesivo replica tem de monte por ai, mas qualidade ruim, né? nas concessionarias mais antigas, tentar ver no sistema se encontra. as vezes da sorte.
Procura a Design Pinturas Especiais no Bairro do Bom Retiro, eles são especializados em motos classicas e restaurações. Já fiz alguns trabalhos com eles e ficou sensacional.
Posso dizer outro detalhe que está errado nessa capitao america, o banco nao está encaixado na parte da frente, embaixo do banco tem um encaixe que prende no quadro perto do parafuso do tanque
Pois eu tbm estava de olho nessa raridade, inclusive tenho um vídeo q o dono me mandou. Não achei cara principalmente por ser uma Cap América e pela originalidade. Essa moto veio de fábrica com quadro branco, motor na mesma cor das Xlx 350, escape preto, até a mesa superior ainda aproveitaram da XLX 350 R. Tenho um banco azul original novo no saquinho data de fabr 03/07/91. Enfim, era só ter perguntado pra mim Diego kkk. Abraço!
Boa tarde, ainda tem o banco original?
banco nao
Tenho esse exemplar da revista duas rodas, a Sahara zelada ainda é bem melhor que as trail de baixa e média cilindrada fabricada pela honda, outro dia vi um anúncio de uma dr800 a venda, quando pedi mais fotos percebi logo que a moto não era mais original.
Tenho uma 91 também exatamente igual a essa, desde 92. Os espelhos Metagal originais são praticamente impossíveis de encontrar, tive que colocar um paralelo do lado direito. Outro desafio é o filtro de ar, o original não existe mais. A minha está com problema no carburador, que também não existe mais. Por esse motivo, infelizmente ela está encostada.
Boa noite, em 1994 não saiu nenhuma “capitão américa” ?
nao
Vou te enviar fotos da minha 1991
Vou te enviar fotos da minha Sahara1991
Acabei de descobrir que tenho uma sahara rara a minha e ano 91 o bom de descobrir isso que eu ja ia bota o adesivo da 92 achando que era igual muito obrigado pela reportagem me ajudou muito
Meu pai possuia uma Sahara 1994 preta, edição limitada, a mesma ficou anos apodrecendo em um sitio, restaurei a mesma por completo recentemente porém nao encontro nenhuma foto desse modelo na internet, para saber exatamente como eram os adesivos da mesma, eu possuia pouca idade na época mas recordo que os mesmos eram de tom cinza/prata. Agradeço qualquer comentário!
eu desconheço qualquer “edição limitada” da Sahara. sera que ele nao customizou ela na época?
Bom dia,
tenho uma SAHARA 1991 com 45000 km originais
comprei com 17000 e rodei o resto
ta parada na garagem estes dias me ofereceram para compra-la
gostaria de saber uma ideia de preço
olá tenho uma sahara 1991, igual a essa da foto, quadro branco, escape preto, toda original (menos os espelhos e a proteção manetes), sou o unico dono, está com 47 mil km, “nunca caiu”, está guardada na minha garagem nos ultimos 16 anos, quando nasceram meus filhos…, sempre mando dar uma geral, trocar oleo…, carburador…, está andando, perfeita.
Estou com uma pessoa muito interessada, não faço idéia de valores???
os valores variam bastante ne? depende muito do estado da moto
ok, está nova, nunca foi restaurada…, original.
só falta os adesivos do paralama da frente, não tem um risco no tanque, tem até as ferramentas originais, posso mandar fotos?
20k pelo menos