A culpa é do mecânico

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Qual foi a moto que mais te deu dor de cabeça?

Com esse titulo, dias atrás colocamos um post em nossas redes sociais, queríamos ouvir nossos seguidores e entender qual a moto era problemática pra ele. A reação foi grande e instantânea, sinal que bons e maus momentos ficam registrados na memoria. E afinal de contas, quem não teve uma moto que deu dor de cabeça?

A resposta era lenta…

Uma das boas coisas que a internet nos trouxe, mais precisamente as redes sociais, é a grande e rápida interação entre autor e leitores (agora denominados seguidores). Me lembro claramente do tempo em que trabalhei como piloto de testes pra Revista Duas Rodas, e o tempo entre fazer o teste, sair na revista, a revista chegar a casa do leitor, o leitor enviar um e-mail pra revista comentando sobre a matéria e tal comentário ser publicado uma ou duas edições depois era de, no mínimo 4 a 5 meses. A gente já estava fazendo teste de outra moto, e aquele teste de 4 meses atrás voltava a ser assunto. Isso foi a apenas 20 anos, imagine você que já foi pior, pouco antes disso, o leitor deveria mandar uma carta pra caixa postal da editora… imagina só!!

…mas foi muito rápida

Hoje é tudo feito um raio. Subo na moto pra dar um passeio, paro, clico ela em um lugar legal, dali mesmo faço a postagem. Sigo mais uns quilômetros a frente, paro para abastecer e já tem um monte de comentários. E pra ficar melhor, consigo responde-los ali mesmo, enquanto o frentista enche o tanque da moto e eu mastigo um pão de queijo quentinho.

A moto problemática? ou o mecânico?

Legal né!? Eu acho! E, falando da postagem da “moto que deu dor de cabeça”, a resposta dos seguidores foi empolgante, centenas de relatos – falando da moto, do problema e as vezes da causa.

A ideia era ranquear essas motos e seus problemas… mas vamos combinar que a internet tá cheia disso “5 lugares imperdíveis em Buenos Aires”, “os 8 melhores pães de queijo das rodovias paulistas”, “os 10 segredos da manutenção das motos”… putz que saco isso!!!! Então a gente percebeu que, segundo os relatos de nossos seguidores, o grande problema eram gerados por manutenção inadequada, traduzindo pro bom e velho português: o mecânico!

Bora malhar o Judas!!!!

Antes de pensar que é sexta feira santa, procurar um poste e pendurar o judas mecânico pra ser malhado… pense que se a culpa é do mecânico, antes de ser dele, a culpa é toda sua… que escolheu o mecânico errado. ufa!!! salvei toda uma classe agora.

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Olha só, enquanto o Alexandre (acima) não colocou peça original, nada feito, problema continuava. Peças paralelas não são um pecado total. Existem peças paralelas boas e que vão fazer o serviço por muito tempo, outras não. Há de existir bom senso na hora de escolher, e o mecânico pode ajudar nessa opção, afinal isso é o dia a dia dele e a experiência dele que contam.

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O Mauricio Oliveira (acima) já foi bem na veia, a culpa era do mecânico. Acertou o mecânico, acertou a moto.

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O Edubrene foi cirurgico e logo de cara determinou as causas. “manutenção negligenciada pelo dono anterior”…

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Cassio_mandacaru_da_caatinga “desgambiarrou” tudo que pode… ali acho que foi mexanico que mexeu…

Mas e as motos?

E assim foram, em quase 3 centenas de comentários. Algumas motos apareceram bastante e nos chamaram a atenção, uma delas foi a XLX250R de carburação dupla. Aquela moto é uma injustiçada. A carburação dupla deixou a moto muito forte, andando bem mais que a XL250R e que a XLX250R que veio depois, com carburação simples. Mas na época (e agora) a turma não sabia regular aquela carburação. Quem tem uma atualmente e conta com um bom mecânico de época, tem largo sorriso no rosto. Quem tenta fuçar, ou tem mecânico ruim – chora no canto da sala.

As Agrales

As Agrales foram a grande surpresa, confesso que eu as “injusticei” (embora tenha uma que absolutamente não me da problema algum, só alegria e desempenho), mas, ciente de sua má fama, imaginava que seriam as campeãs de reclamação… mas, pelo menos em nossa amostragem, não foram. Algumas apareceram aqui e acolá, mas nada expressivo.

Então, caro leitor, pense 2 (ou melhor, vinte) vezes antes de escolher o mecanico e a peça que vai colocar em sua moto, a gente brinca dizendo que “não há nada mais caro do que uma moto antiga barata” ou então “é barato se incomodar”. Pensa bem…


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3 comentários sobre “A culpa é do mecânico

  • Tenho uma xlx 350.
    Já modificada ( motor sahara partida elétrica).
    Não me dá problema nenhum

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  • Tenho.uma xlx 350 r recém reformada sou segundo dono dela e estou com.rla desde 98… Só me deu gasto agora na hora de reformar depois de 3 anos parada…

    Resposta
  • Tenho 65 anos, com moto desde os 12 anos…
    Nunca tive problemas com minhas motos! A última xl700 , 6 anos e só troquei óleo e pneu!
    Se você quer ter um bem móvel…tem que ter caixa para tal!
    Ter noção (leia o manual, seria o mínimo) de mecânica e bom senso!
    O mecânico sempre ajuda mas você tem que fazer sua parte!

    Resposta

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