O prazer do pedal
Entre as características intrínsecas a uma moto antiga está o pedal de partida! Já comentamos sobre o carburador algumas vezes, sobre afogador, torneira de combustível… mas, de todas essas, a que mais chama atenção é sem duvida o pedal de partida!
Terror de uns, prazer a outros… mas qual a razão por ser amado e odiado?
Defendendo a turma do prazer, confesso que é muito legal aproximar-se da clássica (que já chama atenção só por estar ali), e nos momentos que antecedem a partida ver formar-se uma rodinha. Enquanto alguns estão curiosos pra ver como é a partida a pedal, outros esperando a possibilidade de uma “vídeo cacetada”, pois em suas memorias devem ter alguns hematomas e dores…
A partida a pedal, é praticamente uma cerimonia, celebrada entre motociclista e motocicleta, e o resultado é, literalmente, uma explosão… ou várias na sequencia!
Já os que odeiam a partida a pedal, estão aqueles que certamente se machucaram em algum momento, ou não tinham/tem uma assistência mecânica boa o suficiente que lhes permitisse gozar deste prazer.
Mas o que uma coisa tem a ver com a outra?
O maior segredo da partida a pedal, todos imaginam: é a manha! Cada moto tem sua manha, e ali que da-se inicio ao cerimonial da partida… Porém, antes desse momento, é fundamental que a mecânica da motocicleta esteja 100% em ordem. Desde carburação, cabo do afogador, cabo do descompressor (se o modelo tiver) e suas regulagens todas tem que estar perfeitas! Ou… não há manha que a faça funcionar! Nessas condições… só com mandinga mesmo!
Algumas motos tem fama de quebradoras de canela, e pra desmistificar, no vídeo abaixo demos partidas em algumas que são bem conhecidas do motociclista pela má fama – são todas igualmente fáceis de partir, desde que respeitadas as condições citadas.
Aos 51 anos, Diego completa 38 intensos anos de motociclismo! Colecionador detalhista e aficionado por motos clássicas, principalmente as dos anos 1980. Ultrapassando a marca do 1.000.000 de km rodados – Seja como piloto de testes da revista Duas Rodas, aventurando-se pelo mundo em viagens épicas e solitárias em motos super-esportivas ou quebrando recordes de distancia e resistência sobre a motocicleta onde conquistou 18 certificados internacionais “IronButt”.
Legal lembrar disso. Quando tive uma CB 400, dava a primeira partida do dia no pedal. Foram mais de 4 anos sem problema algum no motor de partida, o tempo que fiquei com ela. E é muito legal dar partida no pedal numa clássica .
Legal lembrar disso. Quando tive uma CB 400, dava a primeira partida do dia no pedal. Foram mais de 4 anos sem problema algum no motor de partida, o tempo que fiquei com ela. E é muito legal dar partida no pedal numa clássica .
Legal lembrar disso. Quando tive uma CB 400, dava a primeira partida do dia no pedal. Foram mais de 4 anos sem problema algum no motor de partida, o tempo que fiquei com ela. E é muito legal dar partida no pedal numa clássica .
Nunca tive maiores problemas, a não ser com uma yamaha dt200r 1999. Adquiri com 6.500 rodados, novíssima, realmente de garagem. Mas, dar a partida nela foi um total pesadelo. Cheguei a fazer retifica do motor e elétrica completo, e não resolveu. Após ano e meio, vendi no estado de zero. Um pesadelo!
Nunca tive maiores problemas, a não ser com uma yamaha dt200r 1999. Adquiri com 6.500 rodados, novíssima, realmente de garagem. Mas, dar a partida nela foi um total pesadelo. Cheguei a fazer retifica do motor e elétrica completo, e não resolveu. Após ano e meio, vendi no estado de zero. Um pesadelo!
Nunca tive maiores problemas, a não ser com uma yamaha dt200r 1999. Adquiri com 6.500 rodados, novíssima, realmente de garagem. Mas, dar a partida nela foi um total pesadelo. Cheguei a fazer retifica do motor e elétrica completo, e não resolveu. Após ano e meio, vendi no estado de zero. Um pesadelo!
Minha tia morava num condomínio aonde morava um médico e tinha uma Honda xlx350 e… coitado.Era um pesadelo ele fazer a moto "pegar".Ficava suado e com aquela roupa branca,não era legal.
Tive um Yamaha dt200 e após uns 2 anos começou a ficar difícil de dar a partida.Foi trocado um componente elétrico(não me lembro o nome) e resolveu o problema e como era uma 2 tempos era mamão com açucar dar a partida.
Minha tia morava num condomínio aonde morava um médico e tinha uma Honda xlx350 e… coitado.Era um pesadelo ele fazer a moto "pegar".Ficava suado e com aquela roupa branca,não era legal.
Tive um Yamaha dt200 e após uns 2 anos começou a ficar difícil de dar a partida.Foi trocado um componente elétrico(não me lembro o nome) e resolveu o problema e como era uma 2 tempos era mamão com açucar dar a partida.
Minha tia morava num condomínio aonde morava um médico e tinha uma Honda xlx350 e… coitado.Era um pesadelo ele fazer a moto "pegar".Ficava suado e com aquela roupa branca,não era legal.
Tive um Yamaha dt200 e após uns 2 anos começou a ficar difícil de dar a partida.Foi trocado um componente elétrico(não me lembro o nome) e resolveu o problema e como era uma 2 tempos era mamão com açucar dar a partida.