ARQUIVO: BMW R100GS PD – CONSERVADORA, MAS EFICIENTE
A R100GS PD testada na edição numero 10 da revista V.I. |
A pouco conhecida revista V.I. – Veículos Importados – Edição No. 10 de Março de 1993, da Editora Connect – como o próprio nome indicava, aproveitou a onda de veículos importados que veio com a abertura da importação, em 1990/91 e nos apresentava diversos carros a cada edição, raramente, alguma motocicleta também era apresentada. Foi o caso garimpado nessa rara edição, que lhes apresento, caros leitores.
Há um pequeno grupo de colecionadores de motos BMW R100 GS PD do qual faço parte, grupo esse que não chega a 20 proprietários, razão simples de entender, essa moto, como demonstra a matéria aqui apresentada, foi das primeiras importadas logo na abertura, e naquela época não havia “BMW do Brasil”, haviam importadores independentes e, no caso da BMW, o representante era a empresa “Regino Imports” – pois bem, estima-se que o número de GS PD (Paris Dakar) no Brasil não supere em muito as 20 unidades que conseguimos reunir, infelizmente os dados de época são raros, mas sabemos que logo foi substituída pela GS1100 ainda em 1993, então a “janela” desde a abertura das importações até que ela saísse de linha foi pequena, aliada ao preço alto na época (também demonstrado na matéria), e, é claro, lembrando que o mercado de Big Trails no Brasil não era, em 1992/3 aquecido como é atualmente… enfim, cogita-se nesse grupo de colecionadores e conhecedores do modelo, que a moto desta matéria possivelmente seja o exemplar que atualmente se encontra em minha coleção, tendo em vista que não foi localizado até hoje outro com mesmo grafismo no pais – nem bom, nem ruim, apenas uma curiosidade.
R100GS PD de meu acervo pessoal. |
Se você, leitor, também possui uma R100 GS PD e não faz parte do grupo “PDeiros”, por favor, entre em contato via e-mail e será um prazer reuní-lo ao grupo.
Más, vamos ao que interessa?
Lembrem-se, como de costume, todas as matérias aqui publicadas podem ser baixadas, gravadas e abertas em alta definição. Boa leitura!
Aos 51 anos, Diego completa 38 intensos anos de motociclismo! Colecionador detalhista e aficionado por motos clássicas, principalmente as dos anos 1980. Ultrapassando a marca do 1.000.000 de km rodados – Seja como piloto de testes da revista Duas Rodas, aventurando-se pelo mundo em viagens épicas e solitárias em motos super-esportivas ou quebrando recordes de distancia e resistência sobre a motocicleta onde conquistou 18 certificados internacionais “IronButt”.
Sou proprietário de uma BMW R100 GS Paris Dakar ano 1990 sou do Rio Grande do Sul
Gostaria muito de participar desse grupo tenho uma Bmw R 100 gs Paris Dakar