Sabe quando arrepia?

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Viajando de ferias, sempre que dá visito algum museu. Seja de automóveis antigos, ou melhor ainda, de motos!  Já visitei muitos, grandes e pequenos, mas apesar da paixão pela motocicleta, não é sempre que algum museu me tira do sério…

quando comecei a percorrer o galpão, a RZ500 me chamou atenção..

Nesse verão visitei outras duas coleções e aconteceu algo inesperado!

África do Sul não é um pais com tradição em motociclismo, se tivesse na Itália, Espanha ou no Japão a surpresa não seria tão grande assim…

A Encantadora Knysna



Rodando por uma pequena e pitoresca cidade chamada Knysna, encravada na conhecida e turística “Rota Jardim” – uma belíssima estrada que serpenteia a costa sul do país de Mandela – por pura sorte, pois não havia pesquisado antes, vi uma placa na rua “The Motorcycle Room“.. e resolvi investigar.

Assim é Knysna (pronuncia-se “náisna”).  uma joia banhada pelo oceano Índico
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The Motorcycle Room, é o nome da exposição permanente na cidade de Knysna. Cerca de 150 motocicletas expostas.

A coleção particular ali exposta no terceiro andar de um prédio de garagens é um tanto complexa, e se não anima tanto aos colecionadores mais tradicionais, por não ter muitos exemplares dos anos 20, 30, 40, 50…  é composta por mais de 150 modelos dos anos 1970, 1980, 1990 e algumas beliscando os anos 2000 – algo bem familiar pra leitores e seguidores do Motos Clássicas 80, não é mesmo?

Alguns exemplares encontrados aqui no nosso quartel general, estavam lá também, que muito nos alegrou…  a Yamaha XT500 era uma delas, e a BMW R100GS Paris Dakar era outra.

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A R100GS Paris Dakar, essa já bem conhecida…
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A XT500 é outra moto de nosso acervo, da qual nossos leitores já receberam bastante informação.

Fiquei alucinado quando dei de frente com uma RZ500, a versão vendida na austrália e Canadá da nossa tão sonhada Yamaha RD500LC.

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A RD500 (neste caso modelo Canadense/Australiano é RZ500) me deixou encantado, mas ao vê-la não sabia ainda o que me esperava…  (detalhe, a moto de trás na foto é outra RZ500…  aguenta coração!)

De arrepiar!

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A DT50 que estava logo na entrada dava a dica do que estava por vir…

Mas arrepios mesmo senti quando entrei no setor dedicado as trails Yamaha.  Havia uma WR250 (2T), uma lindíssima DT50, mas os pelos do braço subiram mesmo foi quando vi uma DT180, que de longe me pareceu ser ano 1990, e quando fui chegando perto fui achando tudo muito familiar…  Logo notei os pneus, Pirelli MT40, e quando abaixei para conferir, eram “indústria brasileira”,  com um olhar mais atento notei que a etiqueta de advertência do tanque trazia todas as instruções em português, tal qual aqui…  era uma DT180 brasileira!

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Claro que a 180 me chamou atenção, mas parecia familiar demais… fui conferir
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Os pneus Pirelli MT40 eram a marca registrada dos modelos “Z”
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conferindo:  Pneus Indústria Brasileira!   na foto não está claro, mas o adesivo de advertência do tanque, todo em português também!
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a foto da foto…  essa moto me arrepiou!

Sabe quando você quer sair gritando: achei achei!  olha só, uma brasileira aqui no meio?  mas não adiantava, não iam entender a razão da euforia…

Então, me restou correr na redes sociais e compartilhar com os amigos, e agora com mais calma, mostrar um pouco mais do interessante acervo escondido na pequena Knysna, que agora não encanta mais apenas pelo visual, mas também por o que pode ser visto lá… e é claro, compartilhar com os amigos os detalhes dessa clássica brasileira, a DT180.


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5 comentários sobre “Sabe quando arrepia?

  • Muito legal achar motoca nacionais fora do Brasil…aonde muitos falam que só os refugos vinha para o Brasil…e ver elas sendo respeitadas e valorizadas mundo a fora…é por isso que dou valor para as viagens !! Obrigado amigo por compartilhar essas joias com a gente .

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  • Muito legal achar motoca nacionais fora do Brasil…aonde muitos falam que só os refugos vinha para o Brasil…e ver elas sendo respeitadas e valorizadas mundo a fora…é por isso que dou valor para as viagens !! Obrigado amigo por compartilhar essas joias com a gente .

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  • A África do Sul pode não ter uma grande história no motociclismo, mas nos anos 80, importavam nossas DT, RD 350LC, CB 450, XL 350. Made in Brazil for South Afrika.

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  • A África do Sul pode não ter uma grande história no motociclismo, mas nos anos 80, importavam nossas DT, RD 350LC, CB 450, XL 350. Made in Brazil for South Afrika.

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  • A África do Sul pode não ter uma grande história no motociclismo, mas nos anos 80, importavam nossas DT, RD 350LC, CB 450, XL 350. Made in Brazil for South Afrika.

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