PARIS-DAKAR – OS CAMPEÕES DOS ANOS 80
Seguindo com nossa série de reportagens sobre os grandes campeões dos anos 1980, falamos hoje do Rally Paris-Dakar. Como a primeira edição foi em 1979, resolvi inclui-la neste Hall.
Gaston Rahier com uma BMW GS |
Seu nome, hoje uma marca comercial, era nada mais nada menos que os nomes das cidades onde se dava a largada, onde se dava a bandeirada final. Isso mesmo, o Rally começava na Europa, em Paris e terminava no litoral africano, na cidade de Dakar, no Senegal. A prova historicamente começa logo após o Natal e termina na primeira semana de cada ano, estendendo-se por 10 a 15 dias, de acordo com o roteiro – atualmente a largada tem se dado na primeira semana do ano.
Desde 2009, devido a problemas sociais e políticos, o Rally, que ainda mantém o mesmo nome, não é mais realizado na Europa e muito menos na Africa, atualmente estende-se entre Argentina, Chile, Peru, cruzando os desertos patagônicos e a imponente e complicada Cordilheira dos Andes.
Vários brasileiros já disputaram a prova, sendo que os primeiros e mais conhecidos são Klever Kolberg e André de Azevedo, participando desde 1988.
André e Klever, em 1988 com as XT600 Ténéré |
Abaixo a lista dos grandes nomes daquela década, note que 90% dos campeões eram franceses..:
1990 | 92 | Edi ORIOLI (ITA), Cagiva Elefant 900 | Paris – Tripoli – Dakar |
1989 | 100 | Gilles LALAY (FRA), Honda NXR750V | Paris – Tunis – Dakar |
1988 | 83 | Edi ORIOLI (ITA), Honda NXR750V | Paris – Algiers – Dakar |
1987 | 95 | Cyril NEVEU (FRA), Honda NXR750V | Paris – Algiers – Dakar |
1986 | 95 | Cyril NEVEU (FRA), Honda NXR750V | Paris – Algiers – Dakar |
1985 | 101 | Gaston RAHIER (BEL), BMW GS980R | Paris – Algiers – Dakar |
1984 | 101 | Gaston RAHIER (BEL), BMW GS980R | Paris – Algiers – Dakar |
1983 | 100 | Hubert AURIOL (FRA), BMW GS980R | Paris – Algiers – Dakar |
1982 | 95 | Cyril NEVEU (FRA), Honda XL500R | Paris – Algiers – Dakar |
1981 | 100 | Hubert AURIOL (FRA), BMW GS800R | Paris – Algiers – Dakar |
1980 | 50 | Cyril NEVEU (FRA), Yamaha XT500 | Paris – Algiers – Dakar |
1979 | 12 | Cyril NEVEU (FRA), Yamaha XT500 | Paris – Algiers – Dakar |
Esse vídeo, embora traga imagens de baixa qualidade, nos permite ver como eram as motos e os caminhos daquela dificil competição. O Rally vitimou vários competidores e inclusive seu criador, Thierry Sabine morreu durante a edição de 1986 vitima de um acidente de helicóptero, nas dunas do deserto do Mali.
Sem dúvida o grande nome daquela década entre as motocicletas foi o Frances Cyril Neveu…
Cyril Neveu |
Cyril Neveu |
Não obstante a ser conhecido como “O Rali da Morte”, devido a média de 2 mortes por edição, as imagens são maravilhosas e confesso que muitas delas adornavam a capa do meu caderno de escola, e povoavam os meus sonhos de adolescente…e acredito que de muitos leitores também:
Os roteiros eram enormes, entre 10.000 e 15.000 KM |
Acompanhe outras matérias sobre competições dos anos 1980, clicando aqui.
Aos 51 anos, Diego completa 38 intensos anos de motociclismo! Colecionador detalhista e aficionado por motos clássicas, principalmente as dos anos 1980. Ultrapassando a marca do 1.000.000 de km rodados – Seja como piloto de testes da revista Duas Rodas, aventurando-se pelo mundo em viagens épicas e solitárias em motos super-esportivas ou quebrando recordes de distancia e resistência sobre a motocicleta onde conquistou 18 certificados internacionais “IronButt”.
O mais legal, é que a maiorias das motos desses primeiros anos de Dakar, eram derivadas das de série.
Realmente sensacional.
O mais legal, é que a maiorias das motos desses primeiros anos de Dakar, eram derivadas das de série.
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SIMPLESMENTE FANTÁSTICO !!! PARABÉNS PELA MATÉRIA
SIMPLESMENTE FANTÁSTICO !!! PARABÉNS PELA MATÉRIA
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Em 1980, da equipe composta por quatro Vespas, duas cruzaram a linha de chegada!
Em 1980, da equipe composta por quatro Vespas, duas cruzaram a linha de chegada!
Em 1980, da equipe composta por quatro Vespas, duas cruzaram a linha de chegada!