Arquivo: Lançamento da XL250R na Inglaterra – 1982

Hits: 5

Ja falamos bastante sobre a XL250R, com frequência ela aparece nas paginas deste site, talvez por ser a “menina dos olhos” desse que vos escreve, entre as clássicas dos anos 1980…

Arquivo+Escaneado+2 - Arquivo: Lançamento da XL250R na Inglaterra - 1982Mas essa matéria, cujos originais consegui comprar direto da Inglaterra, é interessante por nos mostrar que a Honda, já naquele longínquo 1982 esforçava-se para globalizar os produtos, algo tão falado hoje em dia.

Ela nos permite ainda identificar as pequenas diferenças entre a moto lançada aqui e no mercado europeu (carenagem de farol, tanque por exemplo).

No tema “tanque de combustível” inclusive há uma grande curiosidade:  No modelo lançado na Europa e USA, o tanque era de 9 litros e tampa sem chave, aqui no Brasil recebeu chave (por razões obvias e lamentáveis, as quais abstenho-me de comentar) e foi aumentado para 12 litros, a razão do aumento da capacidade é o curioso, pois naquela época vivíamos uma ditadura militar, e os postos de combustível eram obrigados por força de lei a permanecerem fechados nos finais de semana, isso visava alguma economia de combustível, em uma época de crise de petróleo. Pois bem, com os postos fechados na sexta feira a noite, a moto podia fazer viagens que equivalessem a 50% de sua autonomia, para garantir o retorno ainda no final de semana…
 e então, fabricantes de automóveis lançavam tanques com capacidades ampliadas, de forma a suprir essa carência, a Honda, mostrou-se ao mesmo tempo globalizada e versátil ao fazer adaptações em seu projeto, de forma a atender a cada mercado de acordo com suas necessidades!

Outra curiosidade vem do fato do modelo 1983 – lançado no Brasil nas versões Vermelha e Azul, nos outros mercados existia apenas na cor vermelha…

Mas, em minha opinião o melhor mesmo é poder ler o que foi escrito pra ela, por jornalistas que habitavam outras terras, com oferta de motos muito maior do que aqui no Brasil…

Algumas curiosidades: Entre as críticas da revista britânica estava a suspensão dianteira…mas os freios foram poupados de criticas…. enquanto isso, aqui no Brasil a reclamação girava em torno da partida difícil…

 Lá, nos idos de 1982, ela era vendida por 995 Libras Esterlinas (USD 1,500.00 aproximadamente.)

co%CC%81pia+de+Arquivo+Escaneado+2 - Arquivo: Lançamento da XL250R na Inglaterra - 1982
Arquivo+Escaneado+2+co%CC%81pia+2 - Arquivo: Lançamento da XL250R na Inglaterra - 1982
Arquivo+Escaneado+2+co%CC%81pia+3 - Arquivo: Lançamento da XL250R na Inglaterra - 1982
Arquivo+Escaneado+2+co%CC%81pia+4 - Arquivo: Lançamento da XL250R na Inglaterra - 1982
Curtiu essa matéria?  veja outras em nossa seção de ARQUIVO.

3 thoughts on “Arquivo: Lançamento da XL250R na Inglaterra – 1982

  • Xizelona marcou época, e lá fora, um pouco mais leve e potente.
    Seria legal relembrar também da CB 450s lançada no mercado europeu no final de 1984, também mais leve e potente que nossa CB, simples mas atual(para a época).

    Resposta
  • Xizelona marcou época, e lá fora, um pouco mais leve e potente.
    Seria legal relembrar também da CB 450s lançada no mercado europeu no final de 1984, também mais leve e potente que nossa CB, simples mas atual(para a época).

    Resposta
  • Xizelona marcou época, e lá fora, um pouco mais leve e potente.
    Seria legal relembrar também da CB 450s lançada no mercado europeu no final de 1984, também mais leve e potente que nossa CB, simples mas atual(para a época).

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *