Naftalina – Lenda urbana ou “realidade aumentada”?

Compartilhe este conteúdo

Que atire a primeira pedra quem, nos anos 1980 não pegou na lavanderia da mãe umas bolinhas de naftalina e socou dentro do tanque de combustível da motoca pra aumentar a octanagem, e fazer com que a bichinha andasse mais. (e deve ter achado que andou mesmo!)

Eramos garotos, o acesso a informação era precário – sendo assim, até titica de galinha colocaríamos ali dentro se nos fosse dito que melhoraria o desempenho. (desde que viesse com uma boa explicação, é claro!).

A explicação para a Naftalina era (e ainda é) interessante, e ainda hoje, existem pessoas que indicam, assim como existem outras que abominem tal prática.

Naftalina é um hidrocarboneto, assim como a gasolina – humm isso é bom!  E é fato que naftalina vai queimar também, depois de misturada a gasolina. Mas, que vai fazer aumentar a octanagem, ou a potencia… ai a historia já é diferente!

Se é uma lenda tão antiga, com o marketing evoluído de hoje, porque não algum fabricante usaria essa pegada?! – nossa gasolina tem naftalina!  seu carro vai voar!?!  – simples, porque o consumidor também evoluiu, e certamente vai questionar… ou pior, outro fabricante poderia desvendar tal historinha e o tiro acabaria saindo pela culatra.

Outra coisa que, hoje em dia é uma preocupação, antes não era – é o fato que, respirar naftalina queimada (gases do escapamento) não seria nada saudável.

Enfim, existem, como em todo tema polemico, lado dos caras que usaram e sentiram uma diferença enorme, e o lado dos que argumentam que não serve pra nada!

HEiii!!!  alto lá!   Não serve pra nada?!  Isso ai não é verdade!  Tenho certeza que, depois de adicionar umas 6 ou 7 bolinhas de naftalina no tanque de sua moto….  as baratas não vão se criar mais lá dentro!

Você usava?  Sentia diferença?


Compartilhe este conteúdo

5 thoughts on “Naftalina – Lenda urbana ou “realidade aumentada”?

  • Como foi dito nos ano 80 andávamos de 125,e todas as "receitas" para aumentar o desempenho eram testadas.
    Escapamentos esportivos ou tirar o miolo,tampa do filtro de ar furada(para aumentar a vazão),pinhão com mais ou menos dentes,e no caso dos motores 2 tempos,mexer mesmo sem muito conhecimento técnico nas "janelas"do motor e outras maluquices mais.
    No final as motinhas ficavam mais barulhentas e…….só,mas era o que tínhamos para o momento e nos divertíamos muito,abraços.

    Resposta
  • Como foi dito nos ano 80 andávamos de 125,e todas as "receitas" para aumentar o desempenho eram testadas.
    Escapamentos esportivos ou tirar o miolo,tampa do filtro de ar furada(para aumentar a vazão),pinhão com mais ou menos dentes,e no caso dos motores 2 tempos,mexer mesmo sem muito conhecimento técnico nas "janelas"do motor e outras maluquices mais.
    No final as motinhas ficavam mais barulhentas e…….só,mas era o que tínhamos para o momento e nos divertíamos muito,abraços.

    Resposta
  • exatamente! me lembro de abrir furos na caixa de ar, e também de "desmiolar" o escapamento…kkkk boa boa boa… será que de tanto futricar e estragar as motos, veio com a idade, a obsessão pelo original?!

    Resposta
  • exatamente! me lembro de abrir furos na caixa de ar, e também de "desmiolar" o escapamento…kkkk boa boa boa… será que de tanto futricar e estragar as motos, veio com a idade, a obsessão pelo original?!

    Resposta
  • exatamente! me lembro de abrir furos na caixa de ar, e também de "desmiolar" o escapamento…kkkk boa boa boa… será que de tanto futricar e estragar as motos, veio com a idade, a obsessão pelo original?!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *