Situando a sua moto na história…

Compartilhe este conteúdo

Quando trago um novo amigo pra conhecer a coleção de motos, costumo, não apenas apresentar uma a uma, mas tento situa-las na história.

Claro que a nossa história com aquela moto é importante, mas fazendo dessa forma, fica mais fácil de entender, ou lembrar, de como era o mundo quando elas foram criadas em seu local de origem, é super legal também!

Isso acaba explicando certas características das motos, alguns exemplos:

XLX350R 1988

XLX350REm 1987 a importação ainda fechada no Brasil, a Honda sentia a necessidade de lançar uma trail maior, e, como não seria simples trazer da linha do exterior, a adaptação foi feita aqui mesmo.  Motor da XLX250R aumentado para 350 cilindradas e – ai que fica legal a conversa – seu design foi absolutamente copiado da  XL600RM 1987 – que era vendida no Japão, Europa etc  – Outra curiosidade sobre este modelo, é que muitos pensam, foi vendida apenas no Brasil. Mas não, a “nossa” XLX350R foi exportada para a Espanha por alguns anos, em pequena quantidade.

R100GS PD 1992

BMW R100GS – A avó das modernas BMW GS1200 foi fabricada em Berlim – em sua criação – 1988 – o mundo era bem diferente… quer um grande exemplo? – o Muro de Berlin ainda estava em pé!  Separando – à força – o Leste Europeu, do resto do planeta! – mais ou menos como acontece com a Coreia do Norte atualmente. A moto, tanto mecânica quanto esteticamente, exibe a robustez tão características e facilmente associadas ao leste europeu. (muito embora fosse, e até hoje a fabrica da BMW é… do lado ocidental de Berlim.)

blank
Queda do muro de Berlim

Yamaha R1 – esse modelo é 2001. Foi em setembro desse ano que as torres gêmeas, em NY foram derrubadas num ataque terrorista…

blank
Yamaha R1 2001
blank
Atentado terrorista em NY – 2001
blank
Suzuki GSX-R 1100W 1993

Suzuki GSXR-1100W – 1993 foi o ano em que a Suzuki resolveu colocar refrigeração liquida em sua grande esportiva, neste mesmo ano, poucos se lembram, mas:

– Bill Clinton assumiu a presidência dos USA
– Ataque a bomba no WTC em NY
a Intel lançou o primeiro processador Pentium  (lembra dos anteriores? 286,386 e 486?) – como poderíamos exigir eletrônica nesta motocicleta?
– a moeda brasileira trocou de nome – Cruzeiro Real
– Alain Prost foi campeão mundial de F1 e Ayrton Senna vice, nossos domingos eram muito divertidos!

blank
Apple Macintosh (1984)

XL250R – 1984 – Divertido ver a XL na garagem e saber que, em 1984, a maior empresa do mundo hoje, ainda estava em uma garagem – foi em 1984 a Apple lançou o primeiro computador Macintosh. – com 9 polegadas de monitor (hoje celulares ja ultrapassaram a barreira das 6 polegadas de tela) e sem disco rigido…apenas drive de 3 1/2 polegadas de 400kb (single side).

Além disso, naquele ano o Brasil fervia pelo fim da ditadura, o movimento “Diretas Já!” ganha força!

blank
comercial da Apple de 1984

Ronald Reagan foi reeleito para a presidencia dos USA.
A crise do petróleo fez com que os limites de velocidade fossem
reduzidos no Brasil em 1977, eles ainda se mantinham assim… aqui, não podíamos ultrapassar os 80km/h… no começo dos anos 1980.

blank
XL250R 1984
blank

Bem, ai estão alguns exemplos…  procure informar-se, conhecer o mundo como era no momento em que sua motocicleta estava na concessionaria…  quem sabe até mesmo descobrir em qual concessionaria ela foi vendida, e com sorte… achar foto de época do local.  Isso enriquecerá seus conhecimentos e as conversas no entorno da moto.


Compartilhe este conteúdo

2 thoughts on “Situando a sua moto na história…

  • Bem… o artigo lembrou-me do Mercedes-Benz Museum de Stuttgart, Alemanha.

    Após entrarmos no museu, pegamos um elevador panorâmico que nos leva ao topo do edifício (uns 7 andares, pelo que me lembre…).

    Aí iniciamos a descida por uma rampa helicoidal onde, no centro, há os veículos daquele período e nas paredes do helicóide há pinturas e quadros do momento histórico dos veículos em exibição.

    FANTÁSTICO!

    Segue um link para um tour virtual pelo museu:

    https://www.mercedes-benz.com/en/classic/museum/exhibition/

    Resposta
  • Não existe moto de 350 cilindradas.
    O motor da moto tem a cilindrada de 350 cm³.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *