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Caros amigos, leitores, dessa vez a postagem vai com um grande apelo: Cuidado ao sair cromando peças na sua moto!
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Cromar a marmita do escapamento de uma moto trail?! sério? |
Se você é um cara cuidadoso, trata a sua moto no “yogurte” dando tudo do bom e do melhor pra ela, e pensa em um dia coleciona-la ou vende-la para um colecionador, deve tomar cuidado com a mania de cromar tudo que se vê pela frente.
Não vou discutir aqui se fica bonito ou feio cromar algumas peças, gosto é gosto, né? … Mas, relatar a minha experiencia pessoal: Repetidas vezes, consigo comprar motos absurdamente bem conservadas, baixa km, pinturas perfeitas, manutenção perfeita, tudo “dos sonhos”…mas cheias de detalhes cromadinhos.. Como dizem no futebol, ” a regra é clara”, moto pra coleção tem que estar igual saiu da fabrica, nem melhor, nem pior…
Cromado nos aros, cromado nas alavancas do motor, dos freios, cromados nos parafusos do motor (ai isso dói), nos raios das rodas, tampa de carburadores, até uma recente que teve o escapamento cromado (marmita e protetores).
O problema é que peça cromada não se consegue pintar com qualidade outra vez, não tem aderência e suporte a nova tinta, justamente pois, ao ser cromada, fica extremamente lisa e polida, o cromo é duro, e ai a dificuldade de pintar por cima. Jatear seria uma opção, mas algumas inscrições em relevo perdem a característica original, nessa operação.
Bem, seria simples então, compra peça nova e joga aquela fora. Mas as peças de 30 anos atras não estão dando sopa na prateleira, e quando são encontradas, custam muito caro!
Como referencia, vamos pegar a marmita do escapamento da DR800S da imagem acima… No Brasil ela já consta como indisponível nas concessionarias e na fabrica, comprar no exterior? Dá só uma olhada no valor…
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isso mesmo, 427 euros… inclua ai o frete e os impostos.. e a marmita cromada vai sair por quase 4.000 reais!!! |
Mais outro exemplo? Simples parafusos de motor, tirados cuidadosamente um a um, cromados e colocados de volta… ahh ficou lindo (argh!)…
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parafusinho por parafusinho cromadinho! |
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Voltando a cor certa (na foto ainda faltavam alguns)… |
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Cada parafusinho, 2 a 2,50 euros (cerca de 10 reais) – são mais de 20 neste motor (50 euros) + frete e impostos. Vai custar aqui cerca de R$ 700,00 ou talvez mais… |
Veja neste exemplo abaixo, de uma BMW do inicio dos anos 1990… alem da tampa do carburador cromada, mangueira de combustível, filtro de combustível, cachimbo… tudo errado! (sem falar no “esgana gato” pra prender a mangueira)
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ANTES – Cachimbo da vela errado, mangueira de combustível errada, filtro de combustível errado, “esgana gato” pra prender as mangueiras? ah não… e a tampa superior do carburador toda cromada? pode?! |
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DEPOIS – Aqui já corrigido, mangueiras de combustível originais BMW, tampa do carburador trocada, cachimbo e cabo originais, e filtro de combustível eliminado! Parecem detalhes – e realmente são – mas são esses os detalhes que fazem a diferença em uma moto antiga e uma moto de coleção realmente. |
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Prejuízo com a brincadeira de sair cromando tudo? 150 euros, só as duas tampas de carburador + frete + impostos… uns 250 euros |
Então, possivelmente a sua moto linda e maravilhosa, vai acabar sendo desvalorizada por excesso de zelo…
Por isso, todo cuidado é pouco na hora de modificar sua moto, principalmente sair cromando peças, algumas delas podem sair bem caro, e inviabilizar sua futura venda….
Ou… ache alguém que goste muuuuito dos cromadinhos…
Aos 51 anos, Diego completa 38 intensos anos de motociclismo! Colecionador detalhista e aficionado por motos clássicas, principalmente as dos anos 1980. Ultrapassando a marca do 1.000.000 de km rodados – Seja como piloto de testes da revista Duas Rodas, aventurando-se pelo mundo em viagens épicas e solitárias em motos super-esportivas ou quebrando recordes de distancia e resistência sobre a motocicleta onde conquistou 18 certificados internacionais “IronButt”.
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Ótima matéria, também acho que a originalidade das peças são primordiais, um simples parafuso já descaracteriza a originalidade da moto.
Ótima matéria, também acho que a originalidade das peças são primordiais, um simples parafuso já descaracteriza a originalidade da moto.
Ótima matéria, também acho que a originalidade das peças são primordiais, um simples parafuso já descaracteriza a originalidade da moto.
qual produto usa se para limpar as cuvas do escapamento da bmw rt 1200 tenho uma 2005
qual produto usa se para limpar as cuvas do escapamento da bmw rt 1200 tenho uma 2005
são cromados os canos, né? eu tentaria os produtos normais (que você já deve ter tentado), polidores de cromo (kaol, brasso etc), se não resolver, pode tentar um produto da meguiar´s muito legal: são dois produtos líquidos semelhantes aos nacionais, mas vem junto com uma espuma pra acoplar em uma furadeira. eu usei pra polir aros cromados das trails e ficou bem legal. o kit se chama "meguiars wheel polishing kit" – se resolver, comente depois. abraço
são cromados os canos, né? eu tentaria os produtos normais (que você já deve ter tentado), polidores de cromo (kaol, brasso etc), se não resolver, pode tentar um produto da meguiar´s muito legal: são dois produtos líquidos semelhantes aos nacionais, mas vem junto com uma espuma pra acoplar em uma furadeira. eu usei pra polir aros cromados das trails e ficou bem legal. o kit se chama "meguiars wheel polishing kit" – se resolver, comente depois. abraço
são cromados os canos, né? eu tentaria os produtos normais (que você já deve ter tentado), polidores de cromo (kaol, brasso etc), se não resolver, pode tentar um produto da meguiar´s muito legal: são dois produtos líquidos semelhantes aos nacionais, mas vem junto com uma espuma pra acoplar em uma furadeira. eu usei pra polir aros cromados das trails e ficou bem legal. o kit se chama "meguiars wheel polishing kit" – se resolver, comente depois. abraço