A moto pode ser clássica, mas a bateria não!

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Nem tudo é clássico!

Sempre nos lembramos com saudades das clássicas, enaltecemos suas características, desprezamos as modernas muitas vezes.  Más, quando o assunto é bateria, em uníssono os colecionadores concordam:  – as baterias seladas são excelentes!!!

O grande problema das baterias convencionais, além de precisar completar a “água”, é que as vezes vazam, se o duto coletor não estiver bem posicionado ou estiver entupido, o vazamento vai pras “partes” da moto, e vai destruindo tudo, principalmente se pegar na pintura.

Para nossa sorte, a substituição da bateria convencional para as livres de manutenção é muito simples, basta tirar uma e colocar outra.  Nem conectores, nem parte elétrica, nada precisa ser alterado.

Mas como as clássicas são usadas poucas vezes, devemos ter alguns cuidados extras:

Bateria boa!

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Bateria livre de manutenção

Não tem como fugir disso, compre bateria de uma marca de reconhecida qualidade.  Enquanto a queridinha dos entusiastas é a tradicional Yuasa, temos visto há algum tempo a entrada de uma outra bateria, a Motobatt, que eu pessoalmente testei em algumas motos e até agora o resultado é bem satisfatório como na Yamaha R1, foto ao lado. Algumas outras marcas já não me atenderam bem, “abrindo o bico” em alguns meses…

Como está o sistema elétrico?

Ao substituir a bateria, não custa nada dar uma checada na parte elétrica da moto, um bom mecânico-eletricista faz esse diagnostico em poucos minutos.  O gerador está gerando carga pra ela?  O regulador de voltagem está em ordem?  isso é básico!  Com um pouco mais de paciência e tempo, ele pode verificar se há alguma fuga de corrente também. Com a parte elétrica certificada, bora por a bateria nova!

Carregador x flutuador

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O Flutuador ou Mantenedor de bateria, é uma
mão na roda para o colecionador!

Outra ferramenta moderna que nos ajuda demais, são os flutuadores.  Um pequeno dispositivo que foi feito pra ficar conectado a rede elétrica da sua garagem e a moto, mantendo a bateria sempre carregada pronta pra uso. Muito diferente dos carregadores!  Atenção, se voce mantiver a bateria conectada a um carregador de bateria por muitas horas, dias… vai estraga-la!!!  Os flutuadores automaticamente ligam e desligam, carregando e descansando a bateria em ciclos.  As baterias podem ficar conectadas aos flutuadores por anos, sem problema algum.  Foram feitos pra isso.

Por outro lado, o flutuador não carrega bateria, ele apenas mantém.  Se precisar dar uma carga nela, que seja uma carga muito lenta (10% da amperagem da bateria por 10 horas), ai é com o carregador mesmo!

Lítio

Pois já ia me esquecendo, ainda pouco comuns em nosso mercado e de preço mais elevado, mas as baterias de lítio (assim como seu celular e os automóveis elétricos) está vindo pra ficar.  Como característica mais importante tem o baixo peso (pouco importante pra quem curte uma clássica), mas em breve terão preço mais atraente e estarão dando vida às nossas motos!

Sem faltar energia

Pois então, quando o assunto é bateria, é realmente um caso à parte!  As modernas são fantásticas!  Cuide bem delas, que elas não deixarão faltar energia para sua moto, clássica ou moderna!

2 thoughts on “A moto pode ser clássica, mas a bateria não!

  • MT interessante esse artigo!! Quem tem moto clássica tem que cuidar da bateria dela !
    Acho que poderia comentar sobre a chave corta corrente pois é MT útil pra proteger a bateria de fugas no período que a moto está guardada e é fácil manuseio !!
    Sugiro uma matéria sobre como cuidar e proteger da corrosão
    as partes que ficam em contacto com a gasolina (e o álcool) !!

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  • Muito legal o artigo sobre baterias, cheguei a usar as originais não seladas na clássica, mas depois de ficar na mão 2 vezes eu desisti feser puritano neste quesito e coloquei selada.

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