Minha Honda XLX 350R era estúpida, parruda, linda e ciumenta
O preto do tanque brilhava em contraste com o amarelo do banco, do protetor de bengala e os adesivos. Eu achava a moto linda e não cansava de descer para a garagem para apreciar os detalhes da minha XLX 350 ano 1987. Ela chegou a minha vida com dez anos no lombo, e a comprei em 1997 e fiquei alguns ano com a moto. As lembranças são as melhores possíveis como as viagens ao litoral e também para Monte Verde (MG). Enquanto eu pilotava lembrava de como a XLX era especial quando foi lançada em 1987, para ser mais preciso a produção começou em abril e, naquele saíram 10.483 motos da fábrica da Honda em Manaus (AM).
Eu desfilava com a minha “Xzelona” curtindo aquele guidão largo (com quase 86 cm) que permitia fazer rápida alavanca e mudar de direção facilmente entre os carros como o Gol, Palio, Corsa e outros populares que infestavam nossas ruas em 1997. O motorzão de exatos 339 cc tinha a potência de 30 cv, mas o grande barato era o torcão de 3 kgf.m. Nossa como era gostoso ouvir o som encorpado e grave do escapamento fazendo aquele pó, pó, pó, pó entre os carros. Me sentia um rei… Afinal estava realizando o antigo sonho de ter uma XLX 350, afinal quem nunca sonhou com ela…
Mas nem tudo foi alegria
Como disse lá no título minha XLX era ciumenta e gostava de aprontar comigo. Ela parecia saber que era um dia quente e que a rua estava congestionada para dar aquele famoso pof e morrer… Aí meu amigo, eu tinha que me preparar com toda a paciência pois sabia que para ligá-la era sofrido kkkk. Fecha gasolina, desliga o contado dá algumas pedaladas e tenta ligar. Há, mas nem pense em tocar no acelerador, tinha que deixá-la à vontade, como se tivesse vontade própria. Aí ela ligava e vamos embora. Outra coisa, parecia que ela tinha noção que estava com a minha namorada (e hoje minha esposa) Elisabete na garupa, aí era fatal, ela iria morrer. Apesar disso, eu era ainda mais apaixonado pela minha Xzelona…
Nos trechos de estrada de terra a suspensão trabalhava muito bem. Na dianteira as rodas de 21 polegadas tinham curso de 21,5 cm enquanto a traseira (aro 17) chegava a 19 cm, na buraqueira parecia que fazia a XL, e seus 138 kg (em ordem de marcha) “flutuarem” no mau caminho. O banco macio permitia rodar por longas distâncias até a gasolina do tanque (capacidade de 14 litros) acabar.
Eu gostava da XLX, mas tinha um colega de redação, o Eduardo Bernasconi, que curtia muito minha moto. Ele trabalhava na Revista Oficina Mecânica e sempre perguntava “quer vender o Xzelão?”. Um dia atendi o pedido e vi a minha querida XLX 350 ganhar um novo dono, sei que o Edu curtiu demais a moto que ganhou novos aros e virou uma motard.
Nem preciso dizer o arrependimento que tenho hoje, então se você tem uma XLX 350 na sua garagem não se desfaça dela, você vai se arrepender. Apesar de muito populares, foram produzidas poucas unidades. Veja no próximo parágrafo
Veja quantas saíram de Manaus
Em 1988 foram produzidas 10.293 unidades. No ano seguinte (1989) foram 10.941 unidades enquanto em 1990 o número chegou a 7.421 motos. Segundo os dados da Abraciclo (em 1991) foram produzidas apenas 1.115 unidades. O total de motos produzidas acumula 40.253 e é bem pequeno, porém devemos lembrar que a XLX 350 era uma moto cara para a época e o Brasil entrava numa forte crise financeira.
Jornalista Especializado em veículos e mobilidade. Editou a revista Duas Rodas, foi colunista do portal UOL e criou publicações como Revista Ordem de Serviço e edita atualmente a revista MotoEscola.
É verdade….Tenho a minha Xzelona a mais de 25 anos e com 50 mil originais. Nao troco, nao vendo e nao empreto. Saludos desde Chile Feliz Ano Novo.
Eu tive uma da mesma cor.
Uma senhora moto, disposta e confiável.
Tenho marcas na canela dos coices que levei se desse bobeira na hora de “quicar” para ligar a moto.
Mas com certeza foi a melhor moto que eu tive.
Um abraço e parabéns pela matéria.
Tenho duas, uma com 16mil km, outra com 41 mil km… Ambas 91/91…
Moto muito além na era q foram produzidas, design muito superior as da época q até hoje as novas ainda copiam na atualidade, tenho 5 uma de cada cor e ainda penso em mais alguma pra minha coleção todas novas de uso
A definição de felicidade, era ver meu pai me esperando na porta da escola, sempre que podia ele me buscava para uma volta antes do almoço, saudade das xlx, Sahara, Ténéré, DT 200
Muito legal relembrar a XL 350. Aqui em São Carlos fico maravilhado com muitas que não foram deixadas de lado, e muitas restauradas por todo lado. Muito legal.
Eu tiver uma 250r e a 350 era sonho de consumo, motos iguais a essas só quem teve e desejou ter pra sentir essa emoção
Essa moto era uma verdadeira porcaria. Nessa época, eu tinha uma Ténéré 600 e um amigo essa daí. Adivinhem quem ficava na mão…
Porcaria é a tenere, isso era um verdadeiro lixo. A inveja é uma m****
Verdade
a minha era vermelha 88 acabei um sapato novo de tantas pedaladas,kkkkk
Mais uma das motos que sempre quis ter, mas não tive. Cheguei perto de comprar uma, azul, mas no último minuto da negociação o cara pulou pra trás… Excelente moto como todas da categoria, só o inesquecivel coice pra ligar…
Foi minha primeira aquisição. 89 azul. Comprei praticamente zero. Só não gostava do banco, pois viajava bastante e a tendência era escorregar o corpo pra cima do tanque. No mais era imponente e chamava muito a atenção.
Fumava um pouco mas como meu amigo dizia melhor fumar do que cheirar rsss tive o prazer de ter uma branca e vermelha abraços
Tive uma uma xls 350 r amarela com.preta guido three reds cano de alumínio rodas de alumínio tinha comprado de um professor de educação física da Av. Assis Brasil. Moto lindas as de mais.
Gostava tanto q tive 3 motos dessa 88,88 e 91..e logo depois comprei uma Sahara 95 q a única mudança praticamente era painel e partida elétrica.
Moto muito boa! Guerreira!!!
Essa matéria foi emocionante, sugiro também fazer uma matéria com a Honda Falcon 400cc, pois tenho uma 2001 toda original impecável.
Eu tive todas as cores na época fiquei feliz com a minha última tinha descompressão do motor interna . Depois mudei Para as DT 180 200 200R até hoje tenho Yamaha Valentino Rossi fez o os ajustes que as motos precisavam.
Putz que saudades da minha….
Tive o último modelo produzido se não me engano 1991 , azul com quadro cinza… Era demais aquela moto !
Também fui um feliz proprietário de uma xlx250 91/91. Estivemos juntos por mais de 10 anos e pude reviver essa época com a leitura. Top demais essas motos
Eu tinha um 87 Preta e amarelo linda uma das melhor moto que a Honda lançou até hoje se na quela é ocasião a Honda teria que lança ela com partida elétrica estava vendendo até hoje imagina este motor com injeção eletrônica e uma bança traseira com 100mm mais longa e freios ABS seria muito Topizera a xre lembra um pouco ela .meu nome é Gés Aparecido Pereira Ramos moro em Ribeirão Preto SP
Comprei uma XLX 350 em abril de 2007 e estou com ela até hoje…foi a minha maior escola possível no mundo das motos, pois tive vários tipos de problemas…e aprendi a mexer para solucionar…essa eu não vendo…vai ficar até eu não achar mais peças pra ela rodar e ficar de recordação na garagem…kkk
Tive duas ! A primeira, igualzinho essanda reportagem, linda e muito especial, pois.minha primeira moto e segunda uma XLX 350 ano 91 azul e cinza, top !! Oh saudade !
Sem Duvidas pra mim está cor e a mais Linda
Xzelao e show de bola, tive uma 89 azul, se tivesse partida elétrica estaria com ela até hoje, mas aqueles coices no calcanhar ou quando escapava o Quick e dava na canela dói até hoje quando lembro kkjj
Na época tinha uma xlx 250, e tive o prazer de pilotar uma 350 de um amigo, foi uma experiência única que conforto, que potência, mas o preço era uma parede de concreto entre a gente.
Eu adorava minhas motos, tive 1 XLX 250R 1987 vermelha e uma XLX 350 branca 1989. Fiquei com a 250 por 4 anos e com a 350 por 2 anos. Me arrependo de não ter ficado com nenhuma das duas.
Boa noite.
Caramba que história linda, eu faço suas as minhas palavras.
Em janeiro de 87 eu comprei uma xl250 nova, de repente no meio do ano vi a propaganda da 350 preta e amarela na televisão. Na mesma hora liguei pra concessionária e fechei negócio por telefone. Dei a 250 e financiei a diferença. No dia seguinte recebi a moto na minha casa que ficava em outra cidade. O cara tirou a moto da carretinha e já trepei nela literalmente pra ir ao centro da cidade pra tirar cópias dos documentos para o financiamento, foi um sucesso quando parei a moto no centro da cidade. Imagina uma cidade do interior do RJ e vc com a primeira 350 talvez da região. Resumindo, foi uma sensação maravilhosa.
Me arrependo até hoje de tê-la vendido. Tenho um amigo que tem uma guardada, preta e amarela igualzinha a que eu tive, torro o saco dele direto pra me vender, mas ainda não consegui. Um abraço em todos.
Boa tarde tenho uma 89 na garagem, quando comprei o dono me entregou o manual com a chave cópia colada dentro, tenho um joelho estourado pelos contras do motor na hora de ligar, doi até hoje, meus amigos folgavam que quando deixava na lenta dava pra ver se a mina tinha celulite ou não kkk,minha filha quando pequena andava em cima do tanque e ela mesmo acelerava pra fazer o cabelo voar.
Que legal esse post Cicero, parabéns foi a melhor moto que eu tive, igual essa ai da foto com partida a pedal, bem como vc disse eu desfilava com ela aqui em Porto Alegre RS com minha namorada Dinair na época em 1992 , sensacional, parecia um tratorzinho, lindo! hoje tenho uma honda twsiter mas nada se compara a uma XLX 350 R 1987. Abraço e tudo de bom pra vc e família!
E os “coice” que o pedal de partida dava na canela?
Minha nossa Senhora!
Mas valeu cada cacetada. Tenho saudade!
TENHO UMA XLX350 AZUL 💙 89 E AMARELO COMPREI EM 2.000. NÃO TENHO CORAGEM DE VENDER SEI LÁ FAZ PARTE DA MINHA HISTÓRIA DE VIDA.
LEMBRO QUE SAÍA MUITAS VEZES CHAPADO DEPOIS DE VER SHOW DE ROCK, CARA EU NÃO ERA LOUCO ERA LOUCO AO QUADRADO.
SE MINHA MOTO FALASSE ERA CONTARIA MUITAS E MUITAS HISTÓRICAS MALUCAS, HOJE TÔ MAIS DE BOA NO SUSSEGO RSRS MOTO EM SÃO CARLOS SP ABRAÇO A TODOS QUE AMAM O XZELONA 350, VALEU.