Naftalina – Lenda urbana ou “realidade aumentada”?
Que atire a primeira pedra quem, nos anos 1980 não pegou na lavanderia da mãe umas bolinhas de naftalina e socou dentro do tanque de combustível da motoca pra aumentar a octanagem, e fazer com que a bichinha andasse mais. (e deve ter achado que andou mesmo!)
Eramos garotos, o acesso a informação era precário – sendo assim, até titica de galinha colocaríamos ali dentro se nos fosse dito que melhoraria o desempenho. (desde que viesse com uma boa explicação, é claro!).
A explicação para a Naftalina era (e ainda é) interessante, e ainda hoje, existem pessoas que indicam, assim como existem outras que abominem tal prática.
Naftalina é um hidrocarboneto, assim como a gasolina – humm isso é bom! E é fato que naftalina vai queimar também, depois de misturada a gasolina. Mas, que vai fazer aumentar a octanagem, ou a potencia… ai a historia já é diferente!
Se é uma lenda tão antiga, com o marketing evoluído de hoje, porque não algum fabricante usaria essa pegada?! – nossa gasolina tem naftalina! seu carro vai voar!?! – simples, porque o consumidor também evoluiu, e certamente vai questionar… ou pior, outro fabricante poderia desvendar tal historinha e o tiro acabaria saindo pela culatra.
Outra coisa que, hoje em dia é uma preocupação, antes não era – é o fato que, respirar naftalina queimada (gases do escapamento) não seria nada saudável.
Enfim, existem, como em todo tema polemico, lado dos caras que usaram e sentiram uma diferença enorme, e o lado dos que argumentam que não serve pra nada!
HEiii!!! alto lá! Não serve pra nada?! Isso ai não é verdade! Tenho certeza que, depois de adicionar umas 6 ou 7 bolinhas de naftalina no tanque de sua moto…. as baratas não vão se criar mais lá dentro!
Você usava? Sentia diferença?
Aos 51 anos, Diego completa 38 intensos anos de motociclismo! Colecionador detalhista e aficionado por motos clássicas, principalmente as dos anos 1980. Ultrapassando a marca do 1.000.000 de km rodados – Seja como piloto de testes da revista Duas Rodas, aventurando-se pelo mundo em viagens épicas e solitárias em motos super-esportivas ou quebrando recordes de distancia e resistência sobre a motocicleta onde conquistou 18 certificados internacionais “IronButt”.
Como foi dito nos ano 80 andávamos de 125,e todas as "receitas" para aumentar o desempenho eram testadas.
Escapamentos esportivos ou tirar o miolo,tampa do filtro de ar furada(para aumentar a vazão),pinhão com mais ou menos dentes,e no caso dos motores 2 tempos,mexer mesmo sem muito conhecimento técnico nas "janelas"do motor e outras maluquices mais.
No final as motinhas ficavam mais barulhentas e…….só,mas era o que tínhamos para o momento e nos divertíamos muito,abraços.
Como foi dito nos ano 80 andávamos de 125,e todas as "receitas" para aumentar o desempenho eram testadas.
Escapamentos esportivos ou tirar o miolo,tampa do filtro de ar furada(para aumentar a vazão),pinhão com mais ou menos dentes,e no caso dos motores 2 tempos,mexer mesmo sem muito conhecimento técnico nas "janelas"do motor e outras maluquices mais.
No final as motinhas ficavam mais barulhentas e…….só,mas era o que tínhamos para o momento e nos divertíamos muito,abraços.
exatamente! me lembro de abrir furos na caixa de ar, e também de "desmiolar" o escapamento…kkkk boa boa boa… será que de tanto futricar e estragar as motos, veio com a idade, a obsessão pelo original?!
exatamente! me lembro de abrir furos na caixa de ar, e também de "desmiolar" o escapamento…kkkk boa boa boa… será que de tanto futricar e estragar as motos, veio com a idade, a obsessão pelo original?!
exatamente! me lembro de abrir furos na caixa de ar, e também de "desmiolar" o escapamento…kkkk boa boa boa… será que de tanto futricar e estragar as motos, veio com a idade, a obsessão pelo original?!